sexta-feira, 26 de abril de 2024

A DOENÇA QUE ALTEROU O CURSO DA HISTÓRIA. - FINAL -


                                                    simpatias como recurso...




 Calcula-se que se verificaram 45 surtos da peste no período de 1500 até 1720. Em junho de 1665, aconteceu em Londres o mais conhecido desses surtos. O método preventivo usado em Londres, foi queimar-se cães, gatos, ratos e ratazanas. Tal providência< porém, foi tomada demasiadamente tarde, pois em 1666, já haviam morrido mais de 68 mil londrinos. Foi aí que, em 2 de setembro, aconteceu um pavoroso incêndio em Pudding  Lane, no centro da mais populosa área de Londres, durante nada menos do que 4 dias, devastando 4/5 da cidade. Tal catástrofe acabou por eliminar as condições anti-higiênicas que tinham contribuído para a propagação do contágio.
O último grande surto da doença na Europa, aconteceu em Marsella, no sul da França, em 1720.
Os médicos, de acordo com desenhos e  gravuras da época, usavam roupas espessas, botas, luvas de couro e máscaras, munidas de um bico contendo ervas aromáticas, destinadas a eliminar os odores da doença que acreditavam transportar os agentes patológicos.
 Ignora-se como e porque aconteceu o declínio da incidência da peste, de maneira tão acentuada,  no século XVIII.
Um provérbio surgido na época, talvez lance alguma luz sobre o assunto: " Se você vive em uma área onde há a doença, afaste-se para bem longe e só volte depois de muito tempo ".


Obrigado pela visita.
Até a próxima sexta.

Clóvis de Guarajuba
Ong Ande&Limpe
































 um provérbio popular que talvez lance luz sobre esta dúvida. Dizia-se que onde surgisse a peste, as pessoas deveriam " afastar-se rapidamente e só voltar muito mais tarde ".


Um ótimo final de semana a todos os meus amigos e visitantes.
 Grande abraço,

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: