sexta-feira, 8 de junho de 2018

- OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO - final -

                                                 

                                                      Nossa galáxia - VIA LÁCTEA.
                                    ( note-se a proporção entre a galáxia e o Sistema Solar ).
                                                                    imagem Internet



Nesta última postagem relativa ao nosso passeio pelo Cosmos, vou discorrer sobre as unidades e conjuntos de estrelas possíveis de vislumbrar a olho nu, a partir do nosso Planeta.
Como já vimos em capítulos anteriores, a estrela mais próxima do sol, fora do nosso sistema planetário, é a Próxima Centauro, 4,25 anos-luz distante. No entanto, de maneira nenhuma, é ela a mais brilhante nos céus do planeta Terra. Há 4 estrelas que, embora bem mais distantes de nós, emitem um brilho bem mais intenso: na constelação do Cão Maior, a Sirius que se encontra a 8,7 anos-luz; a Alpha Centauri, a 4,3 anos-luz; a Arcturus, a 36 anos-luz e a longínqua Canopus, a 900 anos-luz!
A Grande Galaxia Espiral, da Constelação de Andrômeda, é o conjunto de corpos luminosos mais distante observável a olho nu; mesmo assim, vislumbrada como uma difusa mancha luminosa que se encontra a assombrosos 2 milhões de anos-luz! (  vou escrever, pra vocês terem uma ideia do tamanho do número :18.921.600.000.000.000.000 - dezoito quintilhões e novecentos e vinte e um quatrilhões e seiscentos trilhões de quilômetros ! ).
A maior estrela vista a olho desarmado a partir da Terra é a Alpha Herculis, uma gigante vermelha ( nome dado à estrelas no estágio de arrefecimento ).
As menores estrelas que se conhecem têm diâmetros equivalentes aos de alguns planetas do nosso sistema solar, aproximadamente 16.000km. A menor estrela até agora detectada, é a Wolf 457, menor do que a Terra e de diâmetro equivalente a 0,0003 ( três décimos milésimos ) do diâmetro do Sol.
Por outro lado, há estrelas gigantescas que podem ser comparadas ao nosso Sistema Planetário. A variável denominada VV Cephei, tem cerca de 1.600.000 km de diâmetro! Denominam-se " estrelas variáveis " aquelas cuja luminosidade oscilante, varia em um ritmo regular.
A parte mais densamente povoada na Via Láctea, Galaxia à qual pertence o Sistema Solar, é a região da Constelação do Cygnus ( Cisne ).
Uma ideia da dimensão da Via Láctea - insignificante em relação ao espaço - é a seguinte informação:
O sol, que se desloca à velocidade de 200 km por segundo, leva 250 milhões de anos para dar uma única volta em torno do centro da galáxia. Assim, desde o surgimento da Via Láctea, há 13.7 bilhões de anos, ele deu apenas 54 voltas ao redor do núcleo!!!



Obrigado pela visita e até a próxima sexta-feira.


Ong ANDE E LIMPE.

Nenhum comentário: