sexta-feira, 1 de junho de 2018

- OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO - IV -

O Big Bang - representaçao livre -

                                                                 imagem Internet





Há 2 teorias principais - e uma terceira derivada de uma delas - que tentam explicar a origem do Universo:
- Em 1930, o astrônomo belga Georges Lamaître apresentou a teoria segundo a qual o Universo estava originalmente contido em um " ovo ", denominado por ele mesmo de " ovo cósmico ", de brutal densidade, que explodiu, há 10.000 milhões de anos, e seus incontáveis fragmentos tornaram-se galáxias - uma das quais é a nossa Via Láctea - que se afastam umas das outras a incalculável velocidade.
- Em 1948, três astrônomos britânicos, Hermann Bondi, Thomas Gold e Fred Hoyle, afirmaram que toda e qualquer matéria, é continuamente criada a partir do nada, à razão de 3.7 átomos de hidrogênio por centímetro cúbico de espaço, a cada 1.000.000.000.000 ( um trilhão ) de anos, sendo que esta matéria seria suficiente para formar novas galáxias que preencheriam os vazios deixados pela constante expansão do Universo.
- No ano de 1965, o astrônomo americano ( esses Yankees sâo phoda, estão em todas! ), adaptou a teoria da Grande Explosão, de Lamaître, à sua própria teoria que denominou de " Universo Pulsante ". Segundo ela, tudo é criado, destruído e recriado em ciclos de 80.000 milhões de anos, sendo que, no estágio atual, o Universo avançou apenas 10.000 milhões de anos e, ao final deste ciclo, os efeitos das forças da grande explosão vão cessar, e o movimento se inverterá, verificando-se, ao final deste movimento de contração, a fusão de toda a matéria em um novo " ovo cósmico ", quando então haverá uma nova explosão, recomeçando um novo ciclo. Em resumo, um Universo que não tem fim nem começo, mas um número infinito de fins e começos!

Continua ...

Obrigado pela visita e bom fim de semana.


Ong ANDE E LIMPE

Nenhum comentário: