sexta-feira, 18 de maio de 2018

- OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO - II -



                                          Aglomerado estelar globular Ômega Centauri.                             

                                                                      Imagem Internet




Nos séculos XVII e XVIII, 3 astrônomos, em locais e ocasiões diferentes, determinaram as distâncias de 3 estrelas, usando para isto o método da paralaxe. O diretor do observatório de Konigsberg, na Alemanha, determinou que a estrela Signe 61, se encontra a uma distância de aproximadamente 11 anos-luz, de nós; o astrônomo escocês James Henderson foi quem calculou a distância da Alfa Centauro em relação à  Terra ou seja, 4.25 anos-luz e Struve, que trabalhava em Dropat, na Russia, calculou que a estrela Vega se encontra a 27 anos-luz, sendo comprovada, até hoje, a veracidade destes cálculos.
Outros astrônomos , mais tarde, calcularam também a distância de outras estrelas com exatidão impressionante. Chegou-se, porém, a comprovação de que as paralaxes de estrelas situadas para além de 100 anos-luz, apresentavam uma grande margem de erro, em consequência do insignificante ângulo verificado no vértice do triângulo em causa.
Métodos mais exatos foram descobertos a partir da luminosidade dos corpos celestes. Embora a olho nu todos os astros nos pareçam quase brancos, a realidade é bem outra...a Betelgeuse, na constelação de Orion, é avermelhada; já a estrela Capella, na constelação de Auriga, é amarela e a Rigel, é ligeiramente azul.
Analisando-se o espectro de qualquer astro no espaço, nos são revelados os elementos químicos, a temperatura na qual eles reagem e a velocidade a que o corpo se desloca. De posse destes dados, os astrônomos podem ter uma ideia do brilho verdadeiro e absoluto de uma estrela e, relacionando-o com o seu brilho aparente, determinar a distância a que o astro se encontra. A velocidade de um objeto distante, é determinada tendo como base um princípio científico enunciado pelo físico austríaco Christian Doppler, em 1842. É o chamado efeito Doppler, melhor explicado com um apito de trem em movimento: a medida que se aproxima a intensidade aumenta; quando passa, sofre uma queda brusca, diminuindo gradativamente à medida que o comboio se afasta...


continua...


Obrigado pela visita e bom fds. Até sexta-feira.



Ong ANDEELIMPE.

Nenhum comentário: