sexta-feira, 25 de maio de 2018

- OS MISTÉRIOS DE UNIVERSO - III -


                                                                O telescópio HUBBLE
                                                                     imagem Internet




No final do século XIX, atuando independente um do outro, dois astrônomos aplicaram o princípio de Doppler, com sucesso: William Huggins, em Londres e Hermann Vogel, na Alemanha. Quando aplicado às ondas de luz, o efeito Doppler se manifesta em cor.  No espectro vermelho, em sua extremidade, as ondas luminosas têm um comprimento maior e, no extremo violeta, um menor comprimento. Verificou-se então que o avermelhamento da luz que chega até nós, proveniente de um corpo celeste, significa que este corpo está se afastando. É o " desvio para o vermelho ". Ao contrário, se uma fonte luminosa está se aproximando do nosso planeta, está a se deslocar em direção ao extremo violeta, onde as ondas luminosas ficam mais frequentes e intensas.
Todas as denominadas " velocidades radiais " de muitas estrelas, foram determinadas pela aplicação deste processo. Assim ficou determinado que Sirius caminha em nossa direção à velocidade de 8 km por segundo e Aldebaran e Capella afastam-se a 54 e 29 km por segundo, respectivamente.
Evidente que podem ser admitidas outras explicações aos desvios para o vermelho e o violeta, nos astros e estrelas, há, porém, uma quase unanimidade entre os astrônomos modernos, na aceitação dos princípios do efeito Doppler.
O astrônomo que deu nome ao telescópio espacial mais famoso do mundo, Edwin HUBBLE, no estado da Califórnia, em 1924 ( ano do nascimento da minha amada e heroica mãe, AFONSINA ELINDA ARAGÃO DE SOUZA - 13.01.1924 - ), usando alguns instrumentos disponíveis, então, descobriu que galáxias inteiras se afastam da Terra à velocidades tremendas. Hubbler chegou a conclusão de que o universo, em sua totalidade, está em constante expansão, o que afasta cada vez mais uns dos outros, os elementos que o compõe. À medida que as outras galáxias se afastam da nossa, diminui a radiação da luz que emitem, motivo pelo qual  Hubble declarou que a luz das estrelas não é capaz de iluminar as noites aqui na Terra....


continua...


Obrigado pela visita e bom fim de semana.


Ong ANDE E LIMPE

Nenhum comentário: