sexta-feira, 15 de junho de 2018

- A TERRA NÃO É CENTRO DO UNIVERSO, AFINAL! - I -

                                                        Um dos desenhos de Ptolomeu


                                                                 imagem Internet


Desde os primórdios dos tempos, o homem observava os céus, procurando responder a algumas perguntas intrigantes, o que é atestado por monumentos antigos, como as pirâmides do Egito e o monumento megalítico de Stonehenge, que indicam com precisão as posições determinadas por engenheiros e sacerdotes, há 5000 anos.
Estes sábios, porém, jamais enunciaram qualquer teoria que explicasse o comportamento dos corpos celestes, cuja representação gráfica demonstraram com correção admirável. Limitaram-se a, aprioristicamente, enfatizar que era a Terra o centro do Universo, condicionando com seus  movimentos os movimentos dos outros astros, mas sem nunca darem explicações ou apresentar uma teoria, pois consideravam que se tratava de um problema insolúvel e definido por forças sobre humanas.
Foi então, que no ano de 310 a.C, apareceu um grego chamado Aristarco de Samos ( 310 a 230 a.C. ), sugerindo que o nosso mundo não era o centro do Universo, mas se deslocava, exatamente igual aos outros planetas, em torno do  sol. Tal teoria era tão revolucionária que não só foi considerada absurda, como rejeitada pelos mais destacados filósofos da época. Embora os seus conhecimentos de matemática fossem empíricos, estavam corretos os métodos que ele empregava para calcular as distâncias em que o Sol e a Lua se encontravam em relação à Terra. É que ele se baseou nos cálculos de Pitágoras, que cem anos antes, dissera ser a Terra uma esfera que girava em tono do seu próprio eixo. Tal ideia foi desprezada pelos sábios da sua época que afirmavam que a Terra era plana. Não admira, portanto, que Aristarco que não conseguiu demonstrar cabalmente sua teoria, fosse, também, completamente ignorado.
 Apenas decorridos 400 anos desde a morte de Aristarco, surgiu, finalmente, a teoria que, embora totalmente errada, foi aceita de imediato pela comunidade de sábios da época, por ser menos revolucionária do que a teoria mais ou menos certa, de Aristarco. Claudius Ptolemaeus - conhecido também por Ptolemeu - deduziu que a Terra era o corpo que centralizava os movimentos do Sol, da Lua e dos cinco planetas visíveis ( Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno ). A Terra seria estacionária e, ao seu redor, todos estes corpos celestes giravam!
Valendo-se de desenhos complexos de círculos individuais menores e epiciclos, pretendeu dar figuração à sua teoria.
Embora inexatas, tais teorias constituíram a base da astronomia por incríveis 1700 anos, até o surgimento e divulgação das teorias de Copérnico, já no seculo XVI...
mas isto é assunto para a próxima semana...



Obrigado pela visita e um bom fim de semana.



Ong ANDE E LIMPE

Nenhum comentário: