sexta-feira, 6 de julho de 2018

- A TERRA NÃO É O CENTRO DO UNIVERSO, AFINAL! - IV -



                                                               imagem Internet




Quando ensinava matemática na Universidade de Pádua, Galileu Galilei construiu seu próprio telescópio do qual se serviu para descobrir as manchas solares, as crateras da Lua, os satélites de Júpiter e as estrelas da Via Láctea. Descobriu, também, que Aristarco, Copérnico e Kepler, estavam com toda a razão, ao sugerirem que o heliocentrismo era a verdade incontestável. Mas, no ano de 1616, a Igreja Romana obrigou-o a parar de defender o chamado Sistema de Copérnico. Ao ser obrigado a retratar-se publicamente, começou a elaborar um livro intitulado Diálogo dos Dois Principais Sistemas do Mundo, em que discutia abertamente a perspectiva defendida pelos dois pontos de vista diametralmente opostos. Temendo represálias, antes de publicar o livro, procurou obter a autorização de Roma. De nada adiantou tal providência porque, embora autorizado, quando publicou a obra, foi acusado de heresia. Julgado, foi condenado a fazer uma outra retratação pública na qual, ajoelhado, bradou, em alto e bom som, que " abjurava, amaldiçoava e odiava " a teoria que afirmava a Terra se mover em torno do Sol...claro que a decapitação era a alternativa! Ainda assim, e por precaução, Galileu foi obrigado ao isolamento em sua vivenda de Arcetri, sendo-lhe proibidos quaisquer relacionamentos que não os de seus serventes. Pra completar a sua tragédia pessoal, ficou totalmente cego durante os últimos anos de vida. Ao morrer, em 1642, até um monumento que queriam construir sobre seu túmulo, foi expressamente proibido pelo próprio Papa!
No entanto, no espaço de apenas 50 anos, a teoria do Geocentrismo ruiu completa e definitivamente!
Foi Carlos II que, interessado na elaboração de um novo catálogo de estrelas, para ser usado pelos seus navegantes, fundou o observatório real de Greenwich, projetado e construído por Sir Christopher Wren. Lamentavelmente, o soberano escolheu como astrônomo oficial, o Reverendo John Flamsteed que, embora competente, por ser perfeccionista, era exageradamente lento. A par desta lentidão, escolheu como  assistente, um cara de total incompetência. Por tudo isto, ao termo de 29 anos de trabalho, os dois não concluíram a elaboração dos catálogos! Ao morrer, em 1719, todo o seu trabalho já havia sido ultrapassado por técnicas mais avançadas de navegação.
Em 1781, um jovem astrônomo amador - William Herschel - de nacionalidade alemã, fez uma notável descoberta: usando seu telescópio, localizou um pequeno disco vermelho, comunicando este fato à Real Sociedade num relatório intitulado " Comunicação sobre um comera. ".
Após estudos realizados por especialistas, foi concluído que, na realidade, a descoberta de Herschel era algo bem mais invulgar do que um cometa. Na verdade ele tinha descoberto um astro gigantesco que foi denominado Urano e que leva 84 anos para descrever uma órbita em torno do Sol...

continua...



Obrigado pela visita e até a próxima sexta.


Ong ANDE & LIMPE


Nenhum comentário: