sexta-feira, 13 de julho de 2018

- A TERRA NÃO É O CENTRO DO UNIVERSO, AFINAL! - final -



                                                           Pirâmide de Queops
                                    o primeiro instrumento astronômico criado pelo homem
                                                              imagem Internet





Em 1931, um jovem engenheiro chamado Karl Jansky construiu um estranho instrumento denominado " meu carrocel " que era uma série de antenas ligadas a rodas de automóveis. Tal engenho é hoje considerado como o primeiro radiotelescópio do mundo. Jansky chegara à conclusão que as imagens de astros captadas por um telescópio ótico, por mais potentes que fossem suas lentes, sempre chegariam a nós distorcidas pelos efeitos da camada atmosférica que circunda a Terra.
O objetivo de Jansky ao construir o seu telescópio, era estudar as perturbações elétricas que afetam as transmissões de rádio de longa distância. Entre todos os ruídos que detectou, teve sua atenção despertada para um som que, a cada dia, acontecia 4 minutos mais cedo e que correspondia exatamente ao tempo de rotação da Terra em relação às estrelas, em oposição ao Sol - 23 horas e 56 minutos -. Este períoido foi denominado pelos astrônomos de " dia sideral ".
Foi um astrônomo amador americano que construiu no seu jardim, em Ilinois, uma antena em forma de prato e, amplificando e registrando os sinais estelares, elaborou o primeiro " mapa de rádio " do céu. Seu nome era Grote Reber e, alterando o ângulo de captação do seu prato receptor, interpretando as transmissões recebidas em ângulos diversos, conseguiu calcular com precisão as dimensões e a forma de uma estrela. Os estudos de Reber determinaram que a forma de algumas estrelas diferiam de maneira acentuada daquela visualizada através dos telescópios óticos.
Entre os cientistas interessados nos estudos de Reber destacou-se o Inglês Bernard Lovell. Ele teve a ideia de equipar com um sistema da radar, dois atrelados. Instalou o equipamento em um campo nas proximidades de Lower Withington, em Cheshire, com o objetivo de seguir a trajetória de meteoros. O dispositivo de Lovell teve um desenvolvimento gradual e se transformou no grande observatório radioastronômico de Jodrell Bank, que contém um gigantesco radiotelescópio orientável, de 3000 t., na forma de disco, que gira sobre trilho, numa plataforma circular.
Todos os instrumentos astronômicos conhecidos, entretanto e por incrível que possa parecer, começaram há cerca de 5.000 anos, com os egípcios. A grande pirâmide de Quéops, construída no século XXVI a.C. -  única das 7 maravilhas do mundo que chegou até nossos tempos - é o mais antigo observatório astronômico, que desperta considerável especulação, tanto de ordem científica como sobrenatural. Em 1853 o astrônomo francês Jean Baptiste Biot, após visitar a grande pirâmide, concluiu que ela era um gigantesco relógio de sol que, além de marcar as horas com exatidão, marcava também os dias do ano!


Obrigado pela visita e até a próxima sexta.


Ong ANDE & LIMPE.



Nenhum comentário: