sexta-feira, 3 de agosto de 2018

VOCÊ CONHECE - REALMENTE - O SEU PRÓPRIO CORPO - final -



                                                                          O CÉREBRO
                                                                       imagem Internet


Tendo a forma de uma noz descascada e pesando apenas 1,5 kg. de matéria cinzenta, o computador mais complexo do mundo, chamado cérebro, é quem comanda, com seus 10.000.000.000 
( dez bilhões ) de componentes em funcionamento, todas as atividades de nossas vidas. Realizando, numa fração de segundos, comandos, estabelecendo milhares de interligações e realizando por dia cem vezes mais ligações do que todos os sistemas telefônicos do mundo, juntos! Cada peça deste computador, chamada de neurônio, é a unidade de fonte primária de energia das capacidades do cérebro, ainda não exploradas. Os neurônios são tão diminutos que 250 deles caberiam na cabeça de um alfinete.
Junto com a medula espinhal, o cérebro estabelece o elo que gera e envia todas as instruções para cada um dos nossos sentidos. Composto de dois hemisférios, ligados entre si por um tecido chamado " corpus callosum ", cada um dos hemisférios controla os movimentos e as sensações do lado oposto do corpo.
Na maioria dos indivíduos, é o hemisfério esquerdo o dominante, o que os torna destros; já nos canhotos, o hemisfério dominante é o direito. Mesmo nas pessoas ambidestras, há sempre uma das mãos dominante. De acordo com recentes pesquisas nos Estados Unidos, cada hemisfério controla ações e funções diferentes. O esquerdo controla a fala, a capacidade de calcular e a leitura. O direito controla os aspetos culturais, como a apreciação visual, o pensamento abstrato e as artes. Também ficou demonstrado que, enquanto um hemisfério está trabalhando o outro " desliga "; daí a razão porque não conseguimos pensar em duas coisas ao mesmo tempo.
 Debaixo dos hemisférios cerebrais e elo vital entre o cérebro e a medula, encontra-se o cerebelo que coordena as ações dos músculos e determina a rapidez do funcionamento deles. Tal qual o cérebro, o cerebelo associado à coordenação muscular e ao equilíbrio, também possui dois hemisférios.
Encaixado entre os dois hemisférios do cerebelo, encontra-se o tronco cerebral que controla o sistema digestivo, os pulmões e o coração.
 Segundo se crê, a seção maciça da memória, no córtex cerebral, possui ligações potenciais com capacidade para receber dez novos elementos de informação a cada segundo de nossas vidas!



Obrigado pela visita e até sexta


Ong ANDE & LIMPE.

Nenhum comentário: