sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

24 - ACIDENTE DE MOTO - parte III -

.


Lúcido, embora poli-traumatizado e cheio de escoriações provocadas pelo deslizar sobre o asfalto áspero, tomei um táxi e fui até o Pronto Socorro Municipal, localizado na mesma Travessa 14 de Março
que era meu destino, apenas com a diferença de localização, bem distante da casa da minha mãe.
 Prontamente atendido pelos excelentes médicos e residentes de plantão, fui submetido a diversas radiografias que demonstraram
as fraturas de 3 costelas do lado esquerdo do tórax, sendo que uma delas, com o movimento que fiz para me levantar, perfurou o pulmão esquerdo, a poucos centímetros do coração!
Só então tive consciência de todo o risco de morrer que corri, ao movimentar-me para me levantar... Nenhum dano, porém, foi verificado quanto ao marcapasso, que continuava
funcionando normalmente, fato constatado pelo ECG a que também fui submetido.
Transferido para um hospital, depois de devidamente imobilizado, foi verificada a presença de ar na caixa torácica, proveniente do pulmão perfurado. Este fenômeno, conhecido como " pneumotórax ", juntamente com a imobilização a que fora submetido, por conta
das costelas fraturadas, me mantiveram internado até que o organismo eliminasse o ar e as fraturas se consolidassem. Ainda desta vez, tive alta sem apresentar sequelas...

Continua na próxima postagem........


Bom final de semana a todos.
Abraço,



Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: