sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

26 - OS ACIDENTES DE VEÍCULO. - I -

.
A curva e as palmeiras


A propósito, acabo de renovar a CNH com validade até o ano de 2023, com um detalhe: graças à troca de lente do olho esquerdo - por causa da catarata - sem a exigência de óculos ).
Sempre fiz questão absoluta de seguir as instruções dos fabricantes de veículos, principalmente no que toca aos momentos das revisões. Acredito que os fabricantes e seus engenheiros, são as pessoas mais indicadas para instruir aos usuários, quanto ao período mais indicado para a manutenção. Foi graças a isto que me envolvi no primeiro dos três acidentes de veículos terrestres de 4 rodas, potencialmente mortais. A propósito, foi o único acidente que me ocorreu sem a interferência desastrada e irresponsável de terceiros. Saí de casa para levar a " Caravan " à loja da Signal, localizada no Vale de Nazaré, onde fazia costumeiramente as revisões, antes de cada viagem que empreendia com a família. Naquele dia, por volta das 7 h, vinha eu descendo do Largo de Nazaré para o Vale, quando, ao fazer uma curva à direita - vide foto - fui surpreendido pela derrapagem irremediável, das rodas traseiras do veículo. ( Soube-se depois, que havia muito óleo no local, talvez derramado pelos ônibus que, pelas manhãs, saem das garagens com os tanques cheios ). Nada podia fazer para controlar o carro, tornando-me mero passageiro impotente. Em consequência dessa derrapagem, a Caravan subiu o meio fio da via, indo chocar-se, violentamente, contra uma das palmeiras gigantescas existentes naquele local. O apavorante e barulhento choque, se deu na lateral esquerda do carro, imediatamente atrás do banco do motorista, onde me encontrava. Ainda bem que sempre usei o cinto de segurança, o que me preservou de movimentos que poderiam gerar lesões graves. Em seguida ao choque, o veículo deslizou de ré, indo parar na calçada da Avenida Vale de Nazaré, felizmente, sem invadir a pista, o que, certamente, provocaria o envolvimento de outros veículos, cuja quantidade é muito grande naquela via à essa hora.
Assim como nos outros acidentes posteriores, que descreverei em seguida, a Caravan da vez - era fã desse tipo de carro - foi vendida como sucata.

Continua na próxima postagem.....

Um ótimo final de semana pra todos.
Abraço,



Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: