sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

25 - ACIDENTE DE MOTO - final -

.



Embora não dependesse dos negócios para nos manter, decididamente as coisas em Belém não estavam dando certo. No negócio da pesca, acabei descobrindo que, sendo o dono do barco, deveria sair eu mesmo junto com a tripulação, porque neste negócio, mais do que em qualquer um outro, funciona completamente aquela assertiva de que " só o olho do dono engorda o gado "...
É que começaram os " furtos " de rede, muitas vezes de centenas de metros ( as redes de pesca na região, para serem economicamente viáveis, têm que ser medidas em quilômetros - a minha media cerca de 4.000 m ), os peixes capturados eram muito poucos - soube, depois que eram vendidos clandestinamente em grande quantidade - dando apenas para cobrir as despesas; o óleo diesel vazava inexplicavelmente dos tanques, etc. etc. etc. Muitos desses " incidentes ", eram provocados pela falta de interesse da tripulação, só descoberta com a continuação da convivência com tais profissionais. Aos poucos ia descobrindo uma série de malandragens que acabaram por explicar 90% dos " incidentes " citados...
Transferi minha família de volta à Salvador, ficando em Belém o tempo suficiente para me desfazer de tudo que lá adquirira. Restava-me apenas agradecer ao meu irmão Clébertodo o apoio que me ofereceu quando do acidente de moto. Depois de fazê-lo, retornei à
Salvador e hoje lamento profundamente o fato desse meu irmão ter falecido, ele próprio, vítima de um violento acidente automobilístico, quando se dirigia à sua fazenda localizada nas proximidades de Capanema.

Um ótimo final de semana aos meus amigos e visitantes.
Grande abraço,


Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: