sexta-feira, 30 de outubro de 2020

15 - DESASTRE AEREO - VIII -






Como era de se esperar, o piloto M.F. teve sua licença de voo cassada. Ora, se deixar faltar combustível em um carro que está trafegando numa rua ou rodovia já é uma enorme falha - inclusive passível de punição, de acordo com o CNT - imaginem os leitores esta ocorrência num avião!!!... É obrigação de todo piloto, principalmente os de aeronaves de pequeno porte, fazer o que se chama no jargão aeronáutico de " TESTE DE SÃO TOMÉ ". Consiste este teste em verificar não somente a qualidade do combustível, isto é, se é realmente o indicado para o equipamento,  mas, e principalmente, se a quantidade é suficiente para completar o voo até o destino constante o plano de voo e mais uma reserva para levar o avião até um aeroporto alternativo, no caso de não haver possibilidade de pouso no aeroporto de destino. O mais absurdo é que o Piper tinha autonomia para voar durante 6 horas!...
 Segundo informações que me deram, não podendo mais pilotar aviões, legalmente, o M.F. teria ido voar clandestinamente na Amazônia paraense ( Itaituba ), levando peças de máquinas, combustível, víveres e passageiros, para os garimpos. Transcorrido algum tempo nesta que, se confirmada, seria uma atividade ilegal,
pois perdera a licença de piloto, ao tentar levantar voo de uma pista precária do garimpo, com carga superior à suportável pelo avião, não teria conseguido altura suficiente para transpor as árvores da cabeceira da pista, indo chocar-se violentamente contra elas. Conforme informações, teria morrido juntamente com todos os eventuais e desditosos passageiros!

Continua na próxima postagem.......

Abraço a todos os meus amigos e visitantes e tenham todos um ótimo final de semana.

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande  & Limpe

Nenhum comentário: