sexta-feira, 29 de março de 2024

A DOENÇA QUE ALTEROU O CURSO DA HISTÓRIA. II


                               Recolhendo os mortos.



 Graças ao extraordinário aumento no preço da pele das marmotas, milhares de chineses e mongóis se deslocaram para a região de caça, na Manchuria do Norte, pensando ganhar muito dinheiro de maneira rápida e não muito trabalhosa. O trabalho era ainda mais fácil quando encontravam um animal doente e por isso mesmo, sem forças para fugir. Consumiam, por falta de conhecimento, até aquela " gordura de sob o baço dos animais ", que, embora deliciosa, era justamente onde a doença atacava as vitimas, contaminando a maioria dos seus consumidores. Sem nenhuma precaução no sentido de evitar a transmissão da bactéria, a peste migrou, junto com os caçadores, das áreas de caça para a cidade de Manchuli, ponto final da estrada
de ferro oriental da china. Pronto, estava criado o ambiente ideal para a propagação da doença pelos 2.700 km da linha férrea, matando dezena de milhares de pessoas. Tudo se agravou quando as pessoas contaminadas eram tratadas como pacientes portadores de doenças comuns e, por isso mesmo, sem nenhuma precaução quanto ao possível contágio. Assim, uma bactéria que mal excede um milésimo de milímetro, causou uma enorme baixa no número de habitantes das regiões  atingidas.  
A peste não é, habitualmente,  uma doença humana, mas de roedores e é transmitida pelas moscas, de um para outro animal.
 Há duas  espécies principais da doença...
mas isto é assunto para a próxima postagem...


continua...

Um ótimo final de semana a todos.

Abraço e obrigado pela visita.

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.