sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

- LENDAS -II - AS SEREIAS - Final -


                                                               Imagem Internet


O mito das sereias foi explorado economicamente com eficiência por um famoso e experiente taxidermista londrino que, por volta do ano de 1830confeccionou um ser hediondo, meio mulher, meio peixe, que passou a exibir afirmando com convicção ter sido recolhido pelas redes de alguns pescadores no Mar do Norte. A exibição deste monstrengo fez com que o seu autor conseguisse seu objetivo que era, na verdade, vende-lo. Depois de poucos dias de exibição, foi vendido a dois irmãos italianos por inacreditáveis dez mil libras. Um naturalista, pouco depois, publicou  um artigo afirmando que se tratava de, sem sombra de dúvida, um macaco costurado à uma pele de peixe! 
Esta combinação macaco-peixe, aliás, deu início a um florescente e bem sucedido comércio de sereias por meio do qual muitos pescadores japoneses conseguiram aumentar consideravelmente seus rendimentos. Até em circos e feiras, muitos exemplares chegaram à Europa para serem exibidos com muita aceitação. Talvez a lenda das sereias tenha sua origem em tempos imemoriais, ligada a deuses de povos primitivos  que os cultuavam na forma de peixes estilizados.


Há algumas criaturas 
marinhas que se parecem 
com dragões em vez 
de sereias. Conta uma 
antiga lenda que num 
certo domingo, o jovem 
herdeiro do Castelo 
de Lambtonna 
Inglaterrafoi à 
pesca e encontrou um animal semelhant
a uma enguia. 
Depois de capturá-lo trouxe-o para casa e o colocou em um poço no qual o monstro cresceu até atingir um tamanho descomunal e quando o jovem partiu para as Cruzadas, o animal veio à superfície e começou a devorar homens e animais. todas as noites. 
Ao regressar da cruzada, o jovem Lambton conseguiu matar o dragão, mas só depois de prometer a uma bruxa que mataria o 
primeiro ser que encontrasse após a vitória. Pra sua total infelicidade, porém, a primeira pessoa que ele viu ao chegar foi seu próprio pai. O jovem recusou-se a matá-lo, em consequência do que a família Lambton foi amaldiçoada pela bruxa, maldição que, segundo se conta, persiste até os dias de hoje...



Excelente final de semana a todos. 

Abraço,

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: