sexta-feira, 24 de setembro de 2021

- VIAGEM À BELÉM - final -

Primeiras horas da viagem de retorno. Como BELÉM cresceu!

BELÉM, não tendo espaço para crescer na horizontal - fica literalmente " espremida " entre Ananindeua e os inúmeros rios - está crescendo na vertical num ritmo alucinante, ocasionando grandes e demorados engarrafamentos em praticamente toda a cidade. A par desta situação, encontra-se ainda em obras para a implantação de um sistema de transporte de massas, semelhante ao que deu muito certo lá em CURITIBA. Enquanto os trabalhos não forem concluídos,
há o agravamento dos congestionamentos, principalmente na Av. Almirante Barroso, mas tendo repercussão em grande parte da Metrópole. Há que se ter muita paciência e compreensão... Mesmo este problema não conseguiu nos tirar do sério, nem fez com que não sentíssemos um grande aperto no coração, quando chegou a hora da partida. Muito penosas as despedidas!... Pessoas que nos amam e das quais somos obrigados  a nos afastar, nos enchem de aflição,
principalmente porque não escondem seus sentimentos e são tomadas pelo pranto mal contido ou disfarçado...
Como havia decidido, iniciamos a viagem de volta em horário bem mais tarde, pois faríamos a jornada em 3 etapas, em lugar
das 2 que fizemos na vinda, cada uma delas com mais ou menos 700 km.

Café da manhã no CELEIRO. Com meu ex-cunhado TADEU GRISI

Além de iniciarmos a viagem mais tarde, ainda paramos no "Celeiro", tradicional e delicioso lugar às margens da BR-316, para tomar o desjejum em alto astral. Depois de algumas fotos, partimos com destino à Caxias, no Maranhão, onde pernoitamos nesse primeiro dia. Chegamos por volta de 17 horas e, após a instalação, descemos para, a beira da piscina, relaxar tomando uma cerveja acompanhada de petiscos regionais, como carne de sol e mandioca frita. No
segundo dia, após o café da manhã, iniciamos a segunda etapa da viagem, rumo a Petrolina, em Pernambuco, já às margens do " Velho Chico ", a mais ou menos 800 km de Caxias. Paramos para almoçar em Picos, no Piauípois já conhecíamos a qualidade e higiene do Hotel Picos, por já nos termos hospedado nele em oportunidades anteriores. Chegamos a Petrolina por volta de 17 horas. Nossa meta era pernoitar no hotel Grande Rio, já conhecido de muitos anos. Não conseguimos encontrar alojamento: hotel totalmente lotado por motivo de seminário em torno da produção e qualidade dos vinhos locais,
muito aceitos e apreciados em alguns lugares do mundo. Não nos sendo possível a hospedagem no hotel escolhido, rumamos para Juazeiro, na Bahia e  ficamos no Grande Hotel Juazeiro, também muito bom, localizado bem próximo ao rio e proporcionando uma vista espetacular do ocaso. Após as acomodações, descemos para a beira da piscina onde ficamos descansando até o sono chegar.
Restavam apenas pouco mais de 500 km até SALVADOR. Manhã seguinte, após o café da manhã, saímos de Juazeiro. Viagem tranquila, bem menos cansativa do que a ida. Chegamos às 15 h em Guarajuba, experimentando a alegria imensa de estar em casa, novamente!

Aos meus amigos e visitantes desejo um final de semana excelente.