sexta-feira, 10 de setembro de 2021

- VIAGEM À BELÉM - V -


Casamento da CLEMENS/LUÍS, cerimônia civil.




E chegou o grande dia! Depois de 18 anos de convivência, minha irmã CLEMENS e meu cunhado LUÍS, resolveram formalizar sua união! Enquanto muitos casais que se unem oficialmente não resistem sequer à famosa " crise dos sete anos ", eles estarão a confirmar, perante os homens, um convívio bem maduro e definitivo. Foi,  também e principalmente para tal evento, que antecipamos nossa ida anual à 
BELÉM. Já nem somente o CÍRIO nos atraiu desta vez... A cerimonia nupcial, presidida por uma juíza muito simpática, durou mais de meia hora devido à eloquência da magistrada ao se pronunciar especialmente para o casal, padrinhos e convidados. 
Já casados oficialmente, voltamos pra casa, pois a recepção  em que celebraríamos a união, se daria ainda naquela noite. Festa bonita na qual o ponto alto foi o reencontro com parentes e amigos, alguns só vistos anualmente ( como é o caso do queridíssimo MUNDINHO que mora em Lyon, na França ), embora eu viaje pelo menos três vezes por ano à BELÉM. O mês de outubro, aliás, é só comemorações: 
no dia 5 é aniversário do meu querido sobrinho CLÉBER; a partir do ano que vem 
esta comemoração será dupla, com o casamento da CLEMENS; no dia 6 é o 
aniversário da MÁRCIA, uma das minhas quatro filhas, a que mora em BRASÍLIA; no dia 11, aniversaria meu irmão CLEY e a sobrinha CLÉO ( esposa do sobrinho ANDRÉ ); no dia 18, é a minha vez de ficar mais velho; no dia 30, aniversário da minha sobrinha KEYLA e no dia 31, aniversário da minha prima CLÉA. Tudo isto sem contar  as festividades do CÍRIO DE NAZARÉ que por si só, já é a maior festa do paraense, prolongando-se desde a início até praticamente o fim do mês.. 
Ah! o CÍRIO! Mesmo pra mim, que não creio senão na ciência ( esta sim, faz milagres ), me rendo à grandiosidade do espetáculo que cromatiza e movimenta intensamente toda a região metropolitana de BELÉM. Comovente ver a população, contrita e respeitosa, acompanhar as inúmeras romarias com a Imagem de Nossa 
Senhora de Nazaré em evidência, a proclamar sua soberania absoluta sobre os corações dos crentes. Crentes de todas as plagas, paraenses ou não, a louvar a Rainha da Amazônia ", como é cognominada pela população. Meu sobrinho ANDRÉ, fervoroso crente, já há uma dezena de anos, a pagar uma promessa em que, sob enorme sacrifício, distribui água gelada aos romeiros, principalmente àqueles que levam a corda que protege a " Berlinda " ricamente ornamentada, dentro da qual a imagem é conduzida. Como em outros anos, minha ex-mulher 
SANDRA, e dessa vez com seu irmão TADEU, ajudaram na distribuição da água, acompanhando desde à madrugada o sobrinho
 " promesseiro "....  


Foto depois de cumprir a promessa da água...



Continua na próxima postagem....

Um ótimo final de semana a todos.
Abraço,

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: