sexta-feira, 3 de setembro de 2021

- VIAGEM À BELÉM - IV -





Manhã seguinte, dia 4/10/2012, depois de um repouso muito bom e proveitoso, deveria me dirigir ao revendedor autorizado da Toyota, para mandar fazer a revisão obrigatória de 10.000 km. no meu carro - já com agendamento feito previamente pelo telefone, para as 9 h desse dia - condição sine que non para assegurar a continuidade da garantia do veículo pelo fabricante. Saímos de casa minha ex-mulher, o TADEU seu irmão e eu, para cumprimento deste compromisso importante. Pretendia esperar a execução dos serviços lá
mesmo, sabendo que não demoraria muito. Não querendo evidentemente submeter minha ex-mulher a essa espera, deixei-a na porta do shopping Boulevard, na Av Doca de Souza Franco, dirigindo-me em seguida ao revendedor, deixando ali o carro e indo imediatamente, acompanhado pelo migo TADEU, a uma farmácia Big Ben localizada nas proximidades, onde adquirimos um chip, eu da Tim e ele da Vivo, com o objetivo de gastar menos dinheiro com nossas ligações telefônicas locais e interurbanas. Lá pelo meio
dia, o carro pronto, liguei pra minha ex-mulher e fomos pegá-la na porta do shopping, rumando para almoçar na casa da minha irmã CLEMENS que, mui gentilmente, sempre nos convida para comer... Um dos motivos dessa viagem, aliás, foi o casamento dela que aconteceu no dia 05/10/2012 e do qual fomos padrinhos. Ah! os almoços na casa da CLEMENS!... Emagrecer, quem há de??
Caldeirada de pescada amarela acompanhada de postas fritas, crocantes...
Em seguida uma tigela de açaí - batido especialmente para ela, já que vizinha e amiga do fornecedor - além da sobremesa dos sonhos: compota de cupuaçu!...
Mata o velho, mata!!! Qualquer  regime em BELÉM é totalmente desmoralizado. Alias, só pode ser " regime de engorda ", pois apenas  somos chamados pra comer! Iguarias deliciosamente irrecusáveis nos são apresentadas: pato e/ou porco no tucupi, arroz paraense ( deliciosa iguaria feita com camarão rosa, tucupi, jambu e arroz ), maniçoba, peixes dos mais deliciosos do mundo, como pirarucu, filhote, pescada amarela, gurijuba, tambaqui, tucunaré e muitos e muitos outros cujos nomes deixo de declinar para não desviar o foco do presente artigo/relato. Depois do almoço precisava ir para a casa que nos
hospedava, pois havia combinado com meu filho que às 4 da tarde estaria em casa para, entre outras coisas, entregar-lhe um motor de popa e acessórios que resolvi dar para ele de presente, já que em Guarajuba estou pescando ( quando é o caso ), em um saveiro. Espero que ele prepare logo o barco, para que, na minha próxima viagem, possamos pescar juntos. Como meu filho é pontual igual a mim, lá pelas 4 ele chegou - embora nesta época em que as festas de fim de ano se aproximam o trabalho dele seja dobrado -. Muito bom
matar a saudade!...Ele, atualizado com as manhas das cidades, apressou-se em retirar o pneu de socorro do meu carro, explicando que, com muita frequência, eles são furtados quando estacionamos em lugar desprotegido.
Papo rápido - já que nos comunicamos amiúde - e ele partiu de volta para os seus compromissos...



Continua na próxima postagem.....

Um ótimo final de semana a todos.
Abraço,

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: