sexta-feira, 31 de outubro de 2025

O BARULHO DA CARROÇA...


                                              


                                               ( publicado neste espaço em 05.06.2009. )




Meu pai levou-me, certa manhã, a dar um passeio por uma floresta que ficava nas proximidades de casa. Paramos numa clareira e, depois de apurar os ouvidos, me perguntou:
.
- Além do canto dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
.
Também apurei os ouvidos e respondi:
.
- Sim, estou ouvindo um barulho de carroça.
.
- Isso mesmo, disse meu pai. E é uma carroça vazia...
Intrigado, perguntei:
.
- Como o senhor pode saber que a carroça está vazia se ainda não a vimos?
.
- Ora! - respondeu meu pai - é muito f'ácil saber se uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz.
.
Tornei-me adulto e, até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, falando alto, inoportuno e interrompendo a conversa de todo mundo, ouço, nítida, a voz de meu pai dizendo:
.
- QUANTO MAIS VAZIA A CARROÇA, MAIS BARULHO ELA FAZ...
.
Desejo a todos um ótimo final de semana
e até a próxima postagem.
Grande abraço,
.
Clóvis de GuarajubaONG Ande & Limpe

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

CÍRIO, A MAIOR FESTA DO PARAENSE!!!

.



Eis que festejamos mais uma edição do CÍRIO DE NAZARÉ. A festa bicentenária, orgulho do povo paraense, chega a ser considerada por muitos belenenses, mais importante do que o próprio Natal!
Todo paraense, mesmo que esteja do outro lado do mundo, faz de tudo para dela participar em pessoa e, se não for possível, certamente estará bem presente em pensamento e fé. Dos mais longínquos e remotos lugares, acorrem à BELÉM os habitantes do Estado em suas próprias embarcações, sejam navios, barcos menores e até em canoas a remo ou vela, proporcionando na baia de Guajará, um cromatizado e belo espetáculo!
Já na véspera do grande cortejo, começa o deslumbrante espetáculo comemorativo do Círio Fluvial pela manhã, no qual a imagem de Nossa Senhora de Nazaré - levada na véspera, acompanhada por uma infinidade de fiéis motociclistas até o Distrito de ICOARACI - é transportada por um navio da Marinha de Guerra, acompanhada por centenas de embarcações, daquele Distrito até a " Escadinha ", no cais do porto. À noite acontece a chamada " TRANSLADAÇÃO ", que consiste em levar a imagem da Santa, da Basílica até a Catedral, na Cidade Velha, tendo como ponto principal , a homenagem prestada pelos estivadores e arrumadores do porto de BELÉM, que promovem o espetáculo pirotécnico mais deslumbrante e grandioso de que se tem notícia nesta região. Então, na manhã do domingo ( sempre no segundo domingo de outubro ), o ponto culminante das comemorações: a grande procissão que leva a imagem da Santa de volta, até a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. São, segundo cálculos da Polícia Militar, mais de dois milhões e meio de romeiros, acompanhando a pequena imagem - encontrada pelo caboclo Plácido - com fervor e sacrifício ( principalmente dos que seguram a corda que protege a berlinda ) e superlotando as avenidas por onde passam. É, sem dúvida, o maior aglomerado de pessoas em uma celebração religiosa no mundo, apenas comparável à peregrinação anual muçulmana à Meca. Essa comparação, porém, só pode ser feita em relação ao número de fieis, pois o evento de Meca é preceito obrigatório para o muçulmano, enquanto que o paraense é espontâneo e prazeroso!... Milhares de pessoas são vistas pagando promessas das mais variadas e típicas formas. Quanto a mim, embora sem a fé necessária, acompanho meu sobrinho André que, devoto que é, agradece as graças alcançadas durante o ano,  distribuindo água aos outros " penitentes ". Ao término da cerimônia religiosa, a população retorna aos lares, onde é servido o " almoço do Círio ". Pratos típicos da região, joias da culinária paraense ( a única autóctone de todo o Brasil ), como o
 " pato no tucupi " a  " maniçoba " ( a verdadeira ), o " pirarucu seco no leite da castanha do Pará ", a " unha de caranguejo " e outras iguarias, são servidos, tendo como sobremesa o açaí, o creme de cupuaçu ou de bacuri e tantas outras delícias " privilégio da gleba agressiva e frondosa, que se espelha no lago adormido e sem ondas... " como diria o grande Rodrigues Pinagé.

Se você quer conhecer um dos maiores espetáculos do mundo, venha à Belém em outubro e sinta, além de tudo, a calorosa recepção do povo paraense que tem prazer em receber
suas visitas!







Um grande abraço aos meus amigos e visitantes, tudo de bom e até a próxima sexta.


 Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

SABE AQUELA " HÁ MALES QUE VÊM PRA O BEM "???



          ( este artigo foi publicado neste espaço em 03.09.2010 )



O concurso havia revelado o brilhantismo daquele sábio. Suas opiniões durante um episódio bélico ocorrido com o reino vizinho bem mais poderoso, levaram o rei à vitória. Mais por suas afirmações sobre o destino do monarca - " teria um reinado longo e feliz " - do que pelo mérito na guerra, o sábio era merecedor de
toda a confiança de sua majestade. Um dia saíram juntos para uma caçada durante a qual uma fera selvagem atacou o rei. Embora morta pelo súdito, antes, a fera decepou um dedo da mão esquerda do rei. Furioso, em vez de agradecido, o rei interpelou o sábio:
.- Você afirmou que meu reinado seria longo e feliz!... E agora o que tem a me dizer? Fiquei sem um dedo!!!
.- Majestade, - respondeu o servo - às vezes até algo aparentemente ruim, poderá se revelar imensamente útil, no decorrer da  existência das pessoas...
.O rei, indignado com tal resposta, mandou prendê-lo no lugar mais escuro da masmorra.
.Algum tempo se passou até que o monarca resolvesse voltar à caça. Dessa vez foi atacado por uma tribo selvagem que o levou para a aldeia. A tribo tinha o hábito de oferecer sacrifício humano aos seus deuses. Um prisioneiro tão ricamente trajado, seria o máximo que poderiam oferecer aos espíritos. Prepararam, cheios de júbilo, o sacrifício. Já tudo pronto, chamaram o sacerdote para comandar a cerimônia. Ao examinar a vítima, porém, o sacerdote gritou
indignado:
.- Este homem não pode ser sacrificado! É defeituoso!
Falta-lhe um dedo!
.E o rei foi liberado.
.Ao voltar para o palácio, alegre, mandou libertar o sábio e trazê-lo a sua presença. Ao vê-lo abraçou-o efusivamente, dizendo:
.- Meu caro amigo, perdoe-me por não ter entendido sua resposta naquele dia fatídico. Você já deve ter sabido que, graças à falta do meu dedo, tive a vida preservada, por isso quero lhe agradecer.
E o sábio respondeu:
.- Quem tem que agradecer sou eu! Vossa Majestade ao mandar me prender, salvou-me a vida. Caso não estivasse preso, certamente estaria caçando com Vossa Alteza e, como não tenho nenhum defeito, certamente teria sido sacrificado pelos selvagens!!!
.
.
Grande abraço aos meus amigos e eventuais visitantes. Tenham todos um bom final de semana.
.
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

O PODER DO AMOR.



                ( publicado neste espaço em 17.09.2010 )



Quando Karen soube que estava grávida pela segunda vez, tratou de ajudar seu primeiro filho, Michael, de três anos de idade, a se preparar para a chegada da irmãzinha. Os exames haviam mostrado uma menina. Diariamente, nas horas de carinho com a mãe, Michael costumava cantar alisando aquela barriga como se estivesse em contato físico com a irmã. Ele já amava aquela menina antes mesmo do seu nascimento. A gravidez correu normalmente. No tempo certo, vieram as contrações. Primeiro a cada 5 minutos, depois a cada 3 e então, a cada minuto uma contração. Ninguém esperava o que aconteceu a seguir: uma complicação prolongou o trabalho de parto e, com a demora para decidir sobre uma cesariana, a menina ao nascer, precisou ser levada com urgência ao hospital. Internada na
UTI neonatal do Saint Mary, a gravidade de seu estado era visível. Os médicos não davam esperança e recomendaram aos pais que se preparassem para o pior.
Ah! que sofrimento. Há alguns dias preparavam-se, com alegria, para receber a filha, agora estavam na iminência de preparar seu funeral! Michael, todo dia pedia para levá-lo ao hospital para conhecer a irmãzinha:


- Quero cantar pra ela. Pedia com insistência.


A segunda semana começou com a piora da menina. Não se esperava que chegasse ao próximo sábado. Michael continuava suplicando para que o levassem para cantar pra sua irmã. Finalmente Karen decidiu levá-lo. Não achava justo que o menino sequer conhecesse a irmã. Vestiu o menino com uma roupa um pouco maior e rumou decidida para o hospital. A resistência inicial da enfermeira, foi
vencida quando Karen disse:


- Ele não irá embora até que veja a irmã!!!


Levou Michael à encubadora. Por um momento o menino olhou para aquela coisinha de nada que perdia a batalha pela vida e logo começou a cantar com sua voz pequenina:


" Você é meu sol, o meu único sol...Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro... ".


Nesse momento, o bebê pareceu reagir. Os aparelhos logo registraram uma queda na pulsação e Karen encorajou Michael a continuar cantando.


-" Você não sabe, querida, quanto eu a amo...Por favor não leve meu sol embora! ".
Enquanto Michael cantava, a respiração difícil da menina, foi se tornando suave.


- Continue, querido! Pediu Karen, emocionada.


- " Outra noite, querida, sonhei que você estava em meus braços... " E o bebê começou a relaxar.


- Cante mais um pouco! Suplicava a mãe. A enfermeira começou a chorar.


- " Você é meu sol, o meu único sol! Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro...Por favor, não leva o meu sol embora!... ". Dia seguinte a irmãzinha do Michael já tinha se recuperado e, em poucos dias, pode voltar pra casa!


É, o amor é incrivelmente poderoso!!!





Um ótimo final de semana a todos, grande abraço.

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe










sexta-feira, 3 de outubro de 2025

QUAL A ORIGEM? final.





- CERVEJA:

Desde os tempos dos primeiros registros históricos, esta bebida de consumo altíssimo no mundo de hoje, já era fabricada a partir de vários cereais e plantas. No ano de 3400 a.C. era cobrada uma taxa na cidade egípcia de Mênfis às margens do Nilo, sobre o vinho de cevada ", apenas uma das cervejas mais populares à época. Foram os gregos que transmitiram aos romanos os segredos da fermentação da cerveja, que se tornou a principal bebida das legiões de César. Obtém-se esta bebida através da fermentação do malte, aromatizado com lúpulo ou outras plantas amargas.





- COCA COLA:

Bebida de consumo universal, a Coca Cola foi criada numa cozinha nos fundos de uma farmácia em Atlanta, Georgia, em 1886. John Pemberton, farmacêutico - conhecido por Dr. Pemberton pela sua mania de criar poções  medicinais - conseguiu, depois de varias tentativas, descobrir a receita para uma bebida não alcoólica de sabor agradável, da qual vendeu os direitos por poucos dólares, 4 anos antes de morrer. Bastaram 40 anos para o nome Coca Cola tornar-se conhecido em todo o mundo. A bebida deriva-se da coca, um arbusto sul-americano cujas folhas fazem parte de sua composição e cola, um extrato da noz de cola. A receita exata é um segredo cuidadosamente guardado.





- COCKTAIL:

Há quatro teorias para explicar a origem do termo:
 1 - Essa mistura de bebidas alcoólicas foi servida pela primeira vez como brinde, no tempo dos combates de galos, em homenagem ao galocock ) que após o combate, conservasse o maior número de penas na cauda ( tail ).

2 - O nome deriva da palavra coquetier, tipo de taça em que era servida a bebida, no tempo em que a influência francesa era grande em Nova Orleans.

3 - Esse nome provem de cokale, bebida muito fermentada que era administrada aos galos na Inglaterra para mantê-los fogosos no combate.

4 - Esta a origem mais provável: o nome se origina da palavra coquetel, bebida mista oriunda da região vinícola de Gironda, muito popular durante a Revolução Francesa.



Bom final de semana a todos, até a próxima.
Abraço,



Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe