sexta-feira, 8 de novembro de 2019

SABE AQUELA " HÁ MALES QUE VÊM PRA O BEM "???



          ( este artigo foi publicado neste espaço em 03.09.2010 )



O concurso havia revelado o brilhantismo daquele sábio. Suas opiniões durante um episódio bélico ocorrido com o reino vizinho bem mais poderoso, levaram o rei à vitória. Mais por suas afirmações sobre o destino do monarca - " teria um reinado longo e feliz " - do que pelo mérito na guerra, o sábio era merecedor de
toda a confiança de sua majestade. Um dia saíram juntos para uma caçada durante a qual uma fera selvagem atacou o rei. Embora morta pelo súdito, antes, a fera decepou um dedo da mão esquerda do rei. Furioso, em vez de agradecido, o rei interpelou o sábio:
.- Você afirmou que meu reinado seria longo e feliz!... E agora o que tem a me dizer? Fiquei sem um dedo!!!
.- Majestade, - respondeu o servo - às vezes até algo aparentemente ruim, poderá se revelar imensamente útil, no decorrer da  existência das pessoas...
.O rei, indignado com tal resposta, mandou prendê-lo no lugar mais escuro da masmorra.
.Algum tempo se passou até que o monarca resolvesse voltar à caça. Dessa vez foi atacado por uma tribo selvagem que o levou para a aldeia. A tribo tinha o hábito de oferecer sacrifício humano aos seus deuses. Um prisioneiro tão ricamente trajado, seria o máximo que poderiam oferecer aos espíritos. Prepararam, cheios de júbilo, o sacrifício. Já tudo pronto, chamaram o sacerdote para comandar a cerimônia. Ao examinar a vítima, porém, o sacerdote gritou
indignado:
.- Este homem não pode ser sacrificado! É defeituoso!
Falta-lhe um dedo!
.E o rei foi liberado.
.Ao voltar para o palácio, alegre, mandou libertar o sábio e trazê-lo a sua presença. Ao vê-lo abraçou-o efusivamente, dizendo:
.- Meu caro amigo, perdoe-me por não ter entendido sua resposta naquele dia fatídico. Você já deve ter sabido que, graças à falta do meu dedo, tive a vida preservada, por isso quero lhe agradecer.
E o sábio respondeu:
.- Quem tem que agradecer sou eu! Vossa Majestade ao mandar me prender, salvou-me a vida. Caso não estivasse preso, certamente estaria caçando com Vossa Alteza e, como não tenho nenhum defeito, certamente teria sido sacrificado pelos selvagens!!!
.
.
Grande abraço aos meus amigos e eventuais visitantes. Tenham todos um bom final de semana.
.
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: