sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

- A ORIGEM DA VIDA - I -

 



                                                               - imagem Internet                                                                


 A terra, há mais ou menos uns 4 bilhões de anos, certo dia saiu da sua primeira infância no impenetrável vazio do tempo. Na sua superfície as temperaturas começavam a depender da luz do sol. Bem rudimentar, a crosta, então formada por um deserto mineral de lava, granito e escória, era um verdadeiro campo de batalha onde havia luta dos elementos à candente e ofuscante luz dos rios de lava, enquanto, com grande estrondo, terremotos violentos a sacudiam ininterruptamente. Nuvens de vapor surgiam das profundas fendas que marcavam o globo terrestre enquanto gigantescos gêiseres lançavam no ar jatos de água fervente o que originou uma atmosfera saturada de umidade, que, com nuvens densas e negras encobriam  totalmente o sol. 

E a época das chuvas chegou. À medida que as nuvens se saturavam de umidade provocavam chuvas diluvianas que duraram vários séculos, até que inundaram de água doce as grandes depressões da crosta do planeta. Quando finalmente as nuvens descarregaram toda a água nelas contida, o sol brilhou sobre os novos oceanos.

 A terra, entretanto, era apenas uma bola inanimada de água e rochas que não havia ainda combinado os elementos necessários à criação da vida, embora já possuísse todos os elementos indispensáveis à sua gestação e geração...


- continua na próxima sexta-feira -


Clóvis de Guarajuba

ONG Ande & Limpe



Nenhum comentário: