sexta-feira, 21 de agosto de 2020

5 - A PRIMEIRA GRANDE ENFERMIDADE.



De acordo com informações da minha mãe e de duas vizinhas com as quais me reencontrei, inúmeras vezes, depois de adulto - sendo que ambas já nos deixaram, D. Zenaide e D. Iza, esta última me confessando que adorava me carregar no colo, não fui o que se poderia chamar de " uma criança doente ". No entanto - e a partir de então lembro com mais nitidez dos fatos - por volta de 9 ou 10 anos de idade, fui acometido de algo que me deixou privado dos movimentos dos membros inferiores. Lembro-me nitidamente que, para fazer as provas de fim de ano no Grupo Escolar Padre José Nicolino, onde então estudava, tinha que ser carregado nos ombros pelo meu irmão, o querido e saudoso Dezizé ou por um índio muito estimado  na cidade, chamado Cachinaua ( ou Cachinamá, no entender da maioria dos habitantes do lugar ). Segundo afirmação convicta da minha mãe, fui vítima da poliomielite que, naquele tempo, ainda não poderia ser evitada, pois a vacina contra esta doença maligna somente seria descoberta muitos anos depois, em 1961, pelo eminente cientista norte americano Albert Sabin 
( 26.08.1906 - 03.03.1993 ). 
Minha mãe contou-me e aos meus irmãos, que fiquei curado da terrível enfermidade, graças a uma promessa que ela fez a Santo Antonio, padroeiro da cidade de Oriximiná, promessa esta que consistiria em, vestido de frade franciscano, fazer-me acompanhar a procissão que anualmente o homenageia, caso o Santo " fizesse "  com que eu voltasse a andar...
Lembro-me, perfeitamente, do constrangimento que me acometeu durante esse " pagamento de promessa ", como bem demonstra minha expressão facial verificada na fotografia que ilustra a presente narrativa, mandada executar pelo único fotógrafo, cujo nome era Valeriano, que visitava a cidade apenas anualmente, na época dos festejos em louvor a Santo Antonio.
Milagre ou não, o certo é que voltei a andar e não fiquei com sequela alguma!

Um ótimo final de semana a todos os amigos e visitantes.
Obrigado pelas visitas.


Clóvis de Guarajuba
ONG Ande&Limpe

Nenhum comentário: