sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

- MIOLO DE PÃO - I -


                                                  Parte da capa da obra


Nasceu amarelo como ouro, e melhor sorte não teve, segundo alguns conhecedores, porque a mãe não fez a gritaria que a galinha faz quando, ao expelir o ovo, anuncia o acontecimento como se fosse a maior coisa da vida. Não veio só a este mundo. Com ele vieram seis outros irmãos que, ao crescerem, tomaram destinos ignorados.
Irmãos de raça tinha muitos pelo quintal, misturados entre as outras criações do Edgar, pai da Neuzita e marido da Maria das Dores.
Maior encanto para Neuzita não havia senão aquele minúsculo ser vivo, de irresistível atração pela água. Acompanhou o crescimento da criação, desde os tempos em que o colocava nas mãos, com cuidado para não cair das alturas, quando era amarelo como ouro, até atingir quatro quilos e meio, quando já se transformara naquilo  que Neuzita chamava:
- Terror do terreiro, meu valente pato.
Desde muito cedo Neuzita procurava ensinar artes ao pato:  
enrolava nas mãos miolo de pão e chamava o pato, que vinha dócil,

amigo e lépido. Com o pequeno bico retirava a comida da mão da menina.
Neuzita abria a cancela do quintal e gritava:
- É miolo de pão!
Estivesse onde estivesse, o pato largava tudo o que fazia, e vinha rápido buscar o que mais amava na vida: miolo de pão.
Quando era muito pequeno, Neuzita deixava primeiro o pato cheirar a massa do trigo, só depois colocava a migalha na palma da mão para ele comer.
Assim, pensava Neuzita, ensinava-o a conhecer o pão.
Como o tratava com muita atenção, Edgar dissera que o bicho ia crescer molenga demais, alvo de qualquer gavião que descesse das alturas, com sua visão de cem metros de distância.
Para evitar tal comportamento futuro, Neuzita usou de muitos truques e artimanhas. Uma delas foi despertar a atenção das outras criações, inclusive do galo brigão, e jogar entre eles sua comida preferida. Levantavam poeira do chão na disputa. Por tudo isso, o pai, ao ouvir a menina gritar " Terror do terreiro, meu valente pato ", aconselhou:
- Se fosse você, chamava o seu amigo de Miolo de Pão ".


Continua na próxima postagem...

Desejo um excelente final de semana aos meus amigos e visitantes.
Até a próxima sexta-feira.


Clóvis de Guarajuba
ONG Ande&Limpe

Nenhum comentário: