sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

MIOLO DE PÃO - II -





Depois de várias considerações, certo dia, ao brincar com as formigas que procuravam seguir caminho impedidas pela menina, ela pensou:
- É.
E gritou:
- Miolo de Pão!
Como Miolo de Pão já tinha surrado duas galinhas, diante da crista do galo, que ficou mais vermelha ainda; pisado na porca deitada, que grunhiu simplesmente, empurrado um peru, que só fez glu-glu, foi correndo buscar o que mais gostava na vida. A partir daí, passou a atender realmente por "Miolo de Pão". Quando o pato era muito pequeno, Neuzita apanhara uma bacia grande de alumínio amassada e despejara água até as bordas.
Colocara o valente pato dentro, e ficara muito impressionada porque ele nadava tão bem.  E pensara: " Calcule se ele tivesse professor de natação! "
Hóspede da pensão de dona Liberata, o vendedor pracista p erguntou onde compraria um pato grande e gordo para levar para casa, porque no dia seguinte era véspera do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Como passar um Círio sem comer pato no tucupi? Panelões e panelões de tucupi iam ferver na cidade, com jambu e camarão e o imperdível pato.
Solícita e amiga do bem servir a seus hóspedes, dona Liberata indicou a casa do Edgar, onde tinham os melhores patos da cidade de Cametá.
Depois de discutir o preço, Edgar levou o vendedor até o quintal e mostrou as suas criações.
- Aquele ali ! - apontou - Que pato bonito e grande !
- Menos ele - disse Edgar.
- Por que? Vai comer você mesmo?
- Não. É cria da casa.
- Dobro o preço!
Edgar pensou mais de uma vez, fez contas nos dedos e, por fim, disse:
- Não posso vender.
- Além de dobrar o preço, ainda dou o dinheiro da branquinha por fora.
- Vou ouvir minha mulher.
O que se passou lá dentro ninguém soube além dos dois. Longa conversa, a princípio baixa. O vendedor- pracista só ouviu a última frase da Maria das Dores para Edgar:
- Você decide ".


Continua na próxima postagem...

Um abraço com desejo de que tenham todos excelente final de semana.



Clóvis de Guarajuba
ONG Ande&Limpe
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: