sexta-feira, 4 de agosto de 2023

- A história da Professora AFONSINA - XIII -



            Meu Pai, CHICO MARTINS, na farmácia de sua propriedade aonde
             minha mãe AFONSINA o ajudava, lá trabalhando por muitos anos.
         ( desculpem pela qualidade da foto; é a única que tenho daquela época ).



Como já dito, foi minha mãe que descobriu horrorizada, que já não mais me encontrava sobre a ponte. Gritou a plenos pulmões, chamando a atenção do meu pai que, incontinente, subiu na ponte e, sem ter a mínima noção de para que lado eu havia caído, se jogou às cegas e, para minha felicidade, me encontrou preso de encontro ao caule de algumas canaranas*, vegetal muito comum naquelas plagas. Paradoxalmente, foi a correnteza violenta do rio que me salvou: é que sob sua pressão, fiquei preso de encontro a vegetação. Foi por puro acaso e sorte que meu pai me encontrou, pois as águas do Cachoeiri são de tal modo carregadas de matéria em suspensão, que é absolutamente impossível enxergar alguma coisa quando nelas mergulhamos. Fui resgatado aparentemente morto. No desespero que se seguiu ao resgate, fui sacudido violenta e sucessivamente por meu pai e minha mãe, até que, após alguns segundos, voltei a respirar, para alivio e felicidade dos dois e principalmente para minha felicidade...Nunca mais descuidaram de mim e D. Dira foi advertida para não me perder de vista jamais!
A segunda gravidez da AFONSINA não teve sucesso. Nascido prematuro, aquele que se chamaria CLODOALDO, não conseguiu sobreviver. Assim, o segundo filho vivo seria o CLÉBERnascido em 11 de março de 1943. Infelizmente já o perdemos num desastre de veículo ocorrido em 09 de abril de 2006, mercê do trânsito louco e inconsequente dos nossos dias. Aproveito, então, esta passagem da narrativa, para declinar, em ordem cronológica, um por um, todos os filhos da Professora AFONSINA; não perca as contas: CLÓVIS ( o autor ), nascido em 18.10.1941; CLÉBER, nascido em 11.03.1943
 ( já falecido );  em 11 de outubro de 1945, nasceu o CLENALDO FRANCISCO ( já falecido );; em 18 de dezembro de 1948, nasceu o CARLOS LEONEL; em 14 de janeiro de 1954, nascia o CLÉO AFONSO; em 02 de março de 1955, finalmente nascia a tão esperada primeira filha, CLEMENS MARIA; e aí só viriam mais duas filhas: a CLEIDE MARIA, nascida em 16 de novembro de 1956 e a CLEISY RITA, a caçula, nascida em 24 de abril de 1959.
 É necessário dizer que, além dos filhos e filhas já citados, a Professora AFONSINA e o CHICO MARTINS, seu esposo, acolheram, prazerosamente no seio da família, ainda criança, o DEZIZÉ que consideravam também um filho e que nós
aprendemos a amar como um irmão mais velho. Infelizmente o perdemos, em 19 de outubro de 1999, para um problema cardíaco que o acometeu, quando tinha apenas 68 anos, não resistindo às complicações advindas da cirurgia a que foi submetido.
Com o trabalho diuturno desenvolvido na farmácia, AFONSINA passou a adquirir conhecimentos tais que, além de inúmeras vezes tratar com sucesso muitas pessoas da comunidade - principalmente dos mais carentes e interioranos - frequentemente acidentados no trabalho, passou a elaborar fórmulas muito eficazes no tratamento de
problemas de pele, tais como eczemas, pano-branco e outros, além de xaropes feitos  com a utilização de ingredientes naturais da flora da região, muito eficazes principalmente no tratamento  de problemas respiratórios. Cobrar algo pelos serviços, só de quem tinha condições.
 A maioria das vezes, mesmo sem cobrar, era " presenteada " com produtos advindos do trabalho daquelas pessoas simples, geralmente peixe, leite de vaca, queijos artesanais,  pirarucu seco ou salgado, tartaruga, tracajá, " piracuí "* e outros itens que tais.
Seus conhecimentos farmacêuticos se tornaram  tão vastos que lhe foi concedida a inscrição no Conselho Estadual de Farmácia do Estado do Pará, cujas anuidades  pagou religiosamente até seu lamentável e precoce desaparecimento...                                                                          

* canarana - gramínea gigante originária da Amazônia, que tem seu habitat nas margens  dos rios. Seu nome é derivado do Latim 
" cana ", referente ao talo das gramíneas e do  Tupi " rana ", que quer dizer " parecido ".

* piracuí - método usado na região para conservação de pescados, que consiste na sua transformação em farinha, depois de completamente desidratados.

Continua na próxima sexa-feira.

Bom fim de semana a todos.


Clóvis de Guarajuba
NG Ande&Limpe

4 comentários:

Cleisy disse...

Poxa já quero saber do resto da história. Muito interessante!

Anônimo disse...

A História é fascinante e com essa narrativa pormenorizada com detalhes pontuais da época, a torna simplesmente magnífica, Parabéns ao Autor! Esperando a continuação!

Anônimo disse...

Muito bom conhecer nossos laços de família detalhadamente, o Homem sem História não é nada! Gratidão.

Anônimo disse...

Histórico familiar Fantástico! O Autor é Magnífico Escritor, sua Memória é Invejável! 👏👏👏👏