sexta-feira, 26 de maio de 2023

A história da professora AFONSINA - III -


                                                  - Exemplo de barco puxando canoas -
                                                                      ( foto Internet )

Disposto a não decepcionar o novo amigo e agora patrão, o jovem FRANCISCO atirou-se de corpo e alma aos seus afazeres. Estes compreendiam o acompanhamento " in loco " da colheita da castanha do Pará, feita por muitos e muitos homens sob seu comando, que se embrenhavam na mata todos os dias, ao nascer do sol, em busca dos ouriços valiosos, e retornavam à tardinha, não importando se era segunda-feira ou domingo. O castanhal era localizado a pouco menos de um dia de viagem desde a cidade até o interior do lago Erepecu. O deslocamento era feito em " motores " que, além de lentos, levavam ao reboque inúmeras canoas, necessárias na busca da castanha em lugares inacessíveis para um trabalhador a pé. Homens e víveres se amontoavam no convés e objetos, como ferramentas, que não necessitavam de proteção contra a chuva inesperada e constante, ocupavam lugares nas canoas.  Durante a safra era imperioso que os trabalhos não sofressem jamais, solução de continuidade, não importando nem pequenos ferimentos em consequência de acidentes, e nem doenças que não obrigassem o trabalhador a ficar totalmente sem condições de se locomover.  Riscos monumentais ameaçavam a todos nessa coleta. De cobras peçonhentas a onças, de bandos de ferozes porcos do mato ou caititus, às doenças tropicais, entre as quais se destacava a malária, companheira indesejada mas constante, a prostrar no " fundo de uma rede '' aqueles a quem acometia. E dela, o próprio FRANCISCO também não escapou. Ao contrário, por diversas vezes foi agredido por esta doença muitas vezes mortal!!!
Após se inteirar de todos os detalhes das tarefas que lhes foram designadas pelo patrão e amigo, tanto teoricamente, nas conversas entre os dois e nos bate-papos ao cair da noite com os chamados comumente de " trabalhadores da castanha ", mais antigos no ramo, quanto na prática, no trabalho na mata, FRANCISCO começou a ter mais tempo para estabelecer maiores contatos com as pessoas da cidade e, principalmente, com os familiares do patrão Sr. JOSÉ. Como era de se esperar, ao demonstrar possuir aptidão total para com os seus deveres, ter iniciativas corretas e, especialmente, passar por todos os testes de honestidade feitos sistematicamente pelo patrão, a admiração de todos começou a se verificar e o jovem e simpático empregado passou a ser convidado, vez por outra, para fazer refeições na casa do seu empregador e amigo, sempre que estava na cidade...
Ao se aproximar mais e mais da família do patrão-anfitrião, ficou conhecendo melhor sua futura sogra, Sra. JOVINA e seus filhos e filhas, em número de seis que, em ordem cronológica eram: DALILA, HILDEBRANDO, ADRIANA, CORINA, LAURINDA e SOTER. 
E foi na mais nova das filhas, a LAURINDA, em quem o jovem despertou um misto de admiração e bem querer. Tais sentimentos, comungados também por FRANCISCO - embora não devessem demonstrar nada do que sentiam um pelo outro, devido às rígidas regras sociais de então - acabou por aproximá-los, com a permissão tácita e até entusiástica de seu pai,  embora sem demonstrações acintosas . E tudo isto acabou por levar os dois jovens a selarem um compromisso solene, primeiro perante a família da moça e depois perante a sociedade local, sendo logo  marcadas as cerimônias nupciais que seriam realizadas em data a ser confirmada, já no ano de 1933...
                                                         
                                                                       
Continua na próxima sexta-feira...
Bom fim de semana.


Clovis de Guarajuba
ONG Ande&limpe

7 comentários:

Anônimo disse...

Estou gostando muito!

Anônimo disse...

A cada episódio fica mais interessante! Parabéns meu querido marido pelo seu estilo claro e consigo. Pois nos faz voltar ao tempo.

Anônimo disse...

Recordar é viver!

Anônimo disse...

Conhecer fatos ligados aos nossos antepassados é importante e necessário. E quando essas informações são descritas de maneira fidedigna e de fácil compreensão, só nos resta agradecer e parabenizar o escritor.

Anônimo disse...

Ansioso pelo próximo amigo ....

Anônimo disse...

Estou achando os capítulos distantes...podia ser um dia sim e outro também. kkkkkkkk
História interessantíssima!

Anônimo disse...

Está ótima é rica em detalhes. Essa história sobre meus avós está empolgante