sexta-feira, 11 de março de 2022

- LENDAS - III - FÊNIX, A AVE IMORTAL -


                                                             Imagem Internet


O mais belo de todos os animais fabulosos, a Fênix, simbolizava a continuidade da vida após a morte e a esperança. Tinha as cores dourada e vermelha em suas penas, representando o nascer do sol;  seu corpo totalmente revestido de tais ornamentos, enchia de admiração os privilegiados que tinham o dom de contemplá-la. Possuía uma voz encantadoramente melodiosa que, entretanto, se tornava muito triste sempre que a morte se aproximava. Sua beleza e sua tristeza, nestas ocasiões, se tornavam de tal modo impressionantes, que muitos homens e animais ao assistirem estes eventos morriam, também. Não podia haver no mundo duas Fênixsendo imprescindível que uma morresse para, assim, a outra nascer. Um poeta grego do século VIII a.C., afirmava que esta ave tinha uma longa vida, correspondente a 9 ou 10 vezes a duração da vida de um corvo, ave que vive muito. Outros cálculos falavam em até 97200 anos de vidaQuando a ave pressentia a morte se aproximando, construía uma pira com ramos da árvore de canela, em cujas chamas se atirava para morrer queimada. À medida que as chamas arrastavam para o infinito o espírito da Fênix, uma outra, tão esplendorosa como ela, renascia das cinzas. Ao erguer-se, a nova ave colocava piedosamente os restos de sua progenitora em um ovo de mirra e voava com ele rumo à cidade egípcia de Heliópolis, onde o colocava no altar do deus Sol. Segundo se acreditava, estas cinzas  tinham o poder de ressuscitar um morto.
O devasso imperador romano Heliogábalo que viveu entre os anos de 202 a 222 d.C., decidiu comer carne de fênix a fim de tornar-se imortal. No lugar da fênix lhe enviaram uma ave-do-paraíso que comeu, sendo pouco depois assassinado. 
Os estudiosos da atualidade creem  que esta lenda surgiu na antiguidade, no Oriente, e foi adotada pelos sacerdotes adoradores do deus Sol de Heliópolis, simbolizando, alegoricamente, o nascimento e morte diários do astro-rei.
Tal como outros grandes mitos gregos, desperta no mais íntimo do ser humano, crenças inexplicáveis e nas tradições cristãs, por exemplo, tornou-se um símbolo popular do nascimento, morte e ressurreição de Cristo. Contudo, seu nome pode resultar de um equívoco de Heródoto, historiador grego do século V a.CNa descrição que ele faz da ave pode ter grafado o nome fênix erroneamente já que escreveu phoenix, sendo que a ave era costumeiramente representada pousada em uma palmeira cuja designação em grego é phoinix.  Teria ele confundido os nomes? Desvendar tal mistério, quem há de???...


Bom final de semana a todos.
Abraço,

Clóvis de Guarajuba

ONG Ande n& Limpe
  

Nenhum comentário: