sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

- PETRÓLEO - A DESCOBERTA DA FORTUNA - II -


Embora a exploração comercial do petróleo, um dos mais valiosos e cômodos recursos naturais do nosso mundo, seja um fenômeno moderno, seu uso é conhecido há milhares de anos. Argamassas para construção e para fixar joias feitas com este recurso natural, já eram usadas pelos Assírios, BabilôniosSumérios, no ano 3000 a.C. O betume formava-se quando o petróleo bruto se infiltrava e emergia à superfície ficando exposto ao sol.. Segundo a história, o povo judeu, em seu êxodo, " foi guiado por um pilar de fumo durante o dia e por 
um pilar de fogo durante a noite ".  Isto é uma descrição perfeita do que ocorre quando uma coluna de petróleo se incendeia.
Bem mais tarde os persas e árabes colhiam o próprio petróleo e o usavam não só para a iluminação como para limpar a seda. Por volta dos anos 300, o petróleo era usado pelos chineses que o descobriram acidentalmente quando escavavam minas de sal em campos petrolíferos. Tanto os chineses quanto os índios americanos usavam o petróleo como medicamento.
No ano de 1272 o viajante veneziano Marco Polo descreveu fontes de petróleo na península de Baku, no Mar Cáspio, onde há 2000 anos se realizava um culto ao fogo em volta dos " fogos eternos ", assim chamadas umas colunas de petróleo que ardiam dia e noite. Porém somente no século XIX se descobriu e compreendeu o verdadeiro potencial desta riqueza mineral.
Foi em 1850 que o químico industrial escocês James Young registrou a patente para o fabrico do petróleo bruto a partir da hulha betuminosa e xistos e refinou este petróleo em parafina. A técnica demonstrou ser tão eficaz e o produto resultante tão superior ao óleo de baleia, que rapidamente se construíram fábricas perto de minas de carvão na Inglaterra e em outros países pelo mundo em fora...




Continua na próxima postagem...

Desejo a todos um excelente final de semana.
Abraço,

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: