sexta-feira, 26 de novembro de 2021

- PETRÓLEO, A DESCOBERTA DA FORTUNA - I -






Ele era um simples guarda de estrada de ferro nos Estados Unidos, quando, em 1859, resolveu se aposentar. Seu nome, Edwin Drake. Ao escavar a terra para guardar suas economias acumuladas ao longo de muitos anos de trabalho duro, descobriu o primeiro poço de petróleo de que se tem notícia. A massa negra e viscosa borbotou à superfície no local onde outrora existira uma aldeia de índios senecas, a 120 km de Pittsburgo na Pensilvânia. A repercussão da descoberta levou um banco a enviar um de seus funcionários, um certo John D. 
Rockefeller, para investigar e fazer um relatório detalhado das possibilidades econômico-financeiras da descoberta de Drake. Tal relatório indicava a total impossibilidade de tal descoberta proporcionar qualquer lucro palpável. O próprio Rockfeller, mais tarde, acabaria por contrariar seu próprio relatório ao tornar-se um dos homens mais ricos do mundo, com toda a sua imensa fortuna baseada 
no petróleo. Com ou sem a aprovação de Rockefeller, foi criada a Seneca Oil Company que começou a funcionar a todo vapor, assinalando o final da era em que o homem dependia das baleias como fonte de fornecimento de óleo.
No curto espaço de um ano, o local, antes totalmente solitário, transformara-se numa comunidade florescente, atualmente conhecida como Oil City - Cidade do Petróleo. Os prospectores abriram ao acaso milhares de poços, numa região cuja potencialidade de produção até hoje é ignorada, com o objetivo fixo de conseguir extrair da terra petróleo para iluminação e aquecimento.
A procura de petróleo no solo tinha como objetivo encontrar um substituto acessível, tanto na produção como no preço, para o óleo de baleia utilizado nas lanternas de iluminação pública.
O petróleo, que começou por ser menosprezado como um reles subproduto sem valor, revelou-se de extrema importância no final do século XIX quando do surgimento dos primeiros veículos automotores...



Continua na próxima postagem...

Um ótimo final de semana a todos.
Abraço,

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: