sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

- PETRÓLEO, A DESCOBERTA DA FORTUNA - final -


Edwin Drake

Inevitavelmente surgiram as fases seguintes na cadeia de produção. 
Experiências exitosas foram feitas por alguns fabricantes usando produtos originários de pântanos de infiltrações, com o objetivo de ultrapassarem uma das fases de produção de Young. Assim, foram criadas as condições para Edwin Drake iniciar as perfurações destinadas a produzir petróleo natural.
Drake foi um homem afortunado, pois o aparecimento do petróleo, onde quer que ele se encontre, depende apenas de uma série de acidentes geológicos arbitrários. Ele é resultante, segundo se crê, dos restos decompostos de incontáveis bilhões de plantas e pequenos animais aquáticos que ao longo das eras, foram esmagados pelo peso das rochas até se transformarem em petróleo. As grandes reservas de petróleo são encontradas apenas em latitudes tropicais. A deriva continental, é responsável pelos depósitos do Alaska, sob o Mar do Norte, e de outros locais afastados dos trópicos, levando-os até onde 
atualmente se encontram. O petróleo só se concentra no interior da terra quando sobre ele existe uma perfeita vedação de rocha que o impede de irromper até à superfície, permitindo assim, a formação dos reservatórios que os prospectores procuram. Porém, mesmo os instrumentos mais sofisticados hoje disponíveis, não garantem a existência de petróleo no local da sondagem. Houve uma época em que eram necessários vários dias para se conter o enorme jato de petróleo expelido do poço recém perfurado, pelo gás natural comprimido. Em 1901, por exemplo, um jato de petróleo no estado americano do Texas, fez desperdiçar incríveis 135 milhões de litros do 
produto, sendo verificado posteriormente que esta quantidade equivalia à metade da reserva ali descoberta. As modernas técnicas de exploração já eliminaram por completo este risco. Porém, por mais que se evite o menor desperdício de petróleo, temos consciência de que a quantidade dessa riqueza é limitada. Foram necessários milhões de anos para se criarem os depósitos de petróleo, porém, decorridos pouco mais de 150 anos da descoberta de Edwin Drake, estima-se que já foi gasto mais de um terço dos recursos petrolíferos conhecidos no mundo. Não é provável que a oferta satisfaça a procura por mais 150 anos, por maiores que sejam as reservas extraídas do fundo do mar.
Felizmente, o gênio criativo do homem já descobriu outras alternativas de energia, inclusive com imensas vantagens anti-poluentes, como a energia elétrica, a eólica ( gerada pelo vento ) e a fotovoltaica ( gerada pelos raios solares ), já amplamente utilizadas.



Bom final de semana a todos e obrigado pelas visitas.
Abraço,

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: