sexta-feira, 29 de setembro de 2023

TRÂNSITO CAÓTICO

                                            Ônibus em fila tripla

Está chegando o dia em que não teremos mais condições de trafegar nas grandes cidades brasileiras! Pontos de estrangulamento já conhecidos, tornam-se cada dia mais intransitáveis. É angustiante ver motoristas com compromissos marcados, terem de sair de madrugada, sacrificando seu pouco tempo de descanso, para poder cumprir com suas obrigações.
Fico me perguntando:
.
O QUE ESTARÃO PLANEJANDO
NOSSOS GOVERNANTES,
PARA
RESOLVER ESTE PROBLEMA?!!
.
A resposta, indubitavelmente é:
.
NO MOMENTO, NADA...
.
"Um valor mais alto se alevanta": as eleições do ano que se aproxima. Todos os administradores já estão focados ou em suas próprias reeleições ou na eleição de aliados. E a cada dia que perdemos para encontrar uma solução, são lançados nas nossas ruas e avenidas ( as mesmas de sempre, exceto as invasões ), dezenas e até centenas de novos veículos. Estou morando desde 2019 na cidade de Santa Izabel do Pará e sempre que tenho de ir à BELÉM, tenho que fazê-lo ainda na madrugada. Além dos pontos normalmente congestionados, em razão das eternas obras em execução na BR316, nas cidades de Marituba e Ananindeua, há um ponto crucial de estrangulamento, delimitado pelo Viaduto do Coqueiro e o Entroncamento. Não importa a hora do dia, sempre este trecho está engarrafado em ambos os sentidos. Tenho notado que os maiores responsáveis, pelo menos nesse perímetro, são os transportes coletivos, que, sem fiscalização alguma, tomam conta de todas
as faixas de tráfego, além de pararem em fila dupla nos pontos ou fora deles, colocando em risco a vida dos passageiros que deles descem ou neles sobem.
O que está faltando para colocarem nesses locais uma fiscalização dura, que multe as empresas, de acordo com o Código Nacional de Trânsito?!!!
Preocupa-me, sobretudo, a iminência de acontecimentos graves no trânsito, decorrentes da irritação causada aos motoristas presos nesses gargalos.
Basta olhar para o semblante de alguns, para ver que estão totalmente
desiludidos, indignados, sem esperança e desorientados, bastando um nada para que percam o auto controle.
.

Conclamo às autoridades a CUMPRIREM SEUS DEVERES para com as cidades e seus cidadãos, antes que um mal maior aconteça.
.
VAMOS TRABALHAR, PESSOAL!!!
.

Um ótimo final de semana, abraço a todos os meus amigos e eventuais
visitantes. Se possível deixem seus comentários e ou opiniões sobre o
assunto.
.
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Um comentário:

Anônimo disse...

O pior que é a pura verdade, em Belém estamos sem opção para fugir dos pontos de tráfego complicado, o ruim é que não verificamos nenhuma movimentação do municípios (Belém/Ananindeua) e até mesmo do Estado, para solucionarem esse problema. Além disso a falta de educação dos motoristas auxilia para um caus completo do trânsito na região metropolitana de Belém.

André Aragão - Ananindeua/PA