sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

O TABAREU SINCERO...





Florício tinha uma terrinha la nos confins de uma estrada de chão onde, com muito sacrifício, conseguiu construir uma casinha avarandada e muito aconchegante.
Apaixonado pelo sitiozinho, contava os dias que faltavam para o 
" feriadão " de quinze de novembro. Queria ir ainda na noite de sexta feira! Não fossem as obrigações diárias , passaria muito mais momentos agradáveis no interior. Já fazia muito tempo que o Florício não ia ao sitio. Não fossem a luta diária na cidade grande e as  ponderações sempre equilibradas da sua mulher,  que o convenceram do risco de viajar à noite, teria se mandado! Quase não dormiu. Bem cedinho, arrumou os trecos na " Brasilia " e lá se foi, provocando o engarrafamento do trânsito por onde passava. O veículo (?) não passava dos 60. Embora lento, nunca o deixara na mão, a não ser quando " esquecia " de abastecer.
Finalmente chegaram no lugar onde ele deveria entrar em uma estrada de chão que os levaria até o sitio. Algumas dezenas de buracos depois, em uma curva, eis que um atoleiro o surpreende. Desatento por natureza e apenas pensando no prazer de chegar, caiu direitinho no lamaçal. Tenta daqui tenta dali e nada. Só conseguia atolar o carro mais e mais. Já meio desesperado, pensava em saltar, enfrentar a lama e ir buscar socorro, quando surge um tabaréu tangendo uma junta de bois. Aquilo é que era sorte! - pensou -. O capiau se aproximou sem demonstrar qualquer interesse. Floricio, mais que depressa, suplica:

O Sr. poderia nos ajudar a sair daqui?

O caboclo coçou a cabeça e disse:

O sinhô tem uma corda?

Não tenho não - respondeu o atolado.

-Vamo vê se eu tenho uma...  disse o tabareu.

E ele tinha! Pegou a corda, amarrou na " Brasilia " e fez os bois rebocarem o carro. Já em terra firme, Florício perguntou:

- Quanto lhe devo?

Só cem real... respondeu o matuto.

Cem reais?! Vixemaria. Vosmicê deve ficar por aqui noite e dia pra faturar legal, né cumpadi?

Ao que o tabaréu, com a maior cara de pau do mundo,responde:

Dia e noite não. Só de dia. De noite eu trabaio carregando água pra botar no atoleiro!!!






Um  excelente final de semana aos meus amigos e eventuais visitantes.
Voltem sempre e aproveitem pra deixar seus comentários.

Abraço,



Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe      

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

VIDA CURIOSA E INTRIGANTE...



                                          Dr. James Barry



O cirurgião aposentado do Exército britânico, Dr. James Barry, morreu em Londres, no dia 25 de julho de 1865, com 73 anos de idade. Durante a sua carreira de sucesso e distinção , decorrida principalmente na Índia e na África do Sul, revelou-se um oficial eficiente e muito popular. Quando jovem, por conta de sua figura atraente e sedutora, acabou angariando a reputação de grande conquistador, inclusive afirmando-se, à boca pequena, que, por conta de uma de suas conquistas, tivera uma disputa, em duelo, com outro oficial . Sua morte, porém, revelou o extraordinário segredo do famoso e bem conceituado Dr. Barry, tão bem ocultado por " ele " durante toda a sua longa vida: o Dr. Barry, era uma mulher que, conforme revelou a autópsia, em determinada época durante a sua juventude, ficou grávida e teve um filho!
É um mistério, até os dias de hoje, a verdadeira identidade do Dr. Barry. Em 1808, então com 16 anos, ingressou na Universidade de Edimburgo como estudante de medicina, já com o nome com o qual ficaria conhecida pelo resto da vida. Tudo indica que nem no tempo que frequentou e se formou médica, alguém desconfiou tratar-se de um indivíduo do sexo feminino.
Será possível que, por ter sido abandonada pelo homem que foi pai do seu filho, lá na adolescência, ela resolveu viver o resto de sua vida como homem...
Outro grande segredo levado por ela até o túmulo, é o que aconteceu com o filho que teve.
Na falta completa de qualquer outra informação, seu túmulo ostenta penas o nome com que foi conhecida em vida: Dr, James Barry.




Um ótimo final de semana, abraço para todos os amigos e visitantes.



Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

JOGAR CACHAÇA FORA?... NUNCA MAIS!!!!!!

.


.
    
Bêbado ao volante, fui flagrado numa blitz e policiais me levaram pra casa. 
Havia 12 garrafas de cachaça no armário lá de casa e o Comandante deles ordenou que as despejasse na pia. " Que castigo! " pensei, mas  comecei minha desagradável tarefa. Tirei a rolha da primeira garrafa e despejei na pia, com exceção de um copo que bebi. Tirei a rolha da segunda garrafa e procedi do mesmo modo, com excessão de
um copo que bebi. Extrai, então, a rolha da terceira garrafa e despejei a pinga na pia, com excessão de um copo que também bebi. Arranquei a rolha da quarta pia e despejei a garrafa no copo, cujo conteúdo bebi. Saquei a garrafa da rolha seguinte, bebi uma pia dela e então botei o resto no copo. Imperturbável, arranquei a pia do copo seguinte, despejei a rolha dentro da garrafa e bebi o copo. Extrai a rolha seguinte da minha garrafa, dei à pia pra beber um copo e despejei o resto na rolha. Arrolhei então, a pia no copo, engarrafei a pinga e bebi tudo o que derramara... quando esvaziei todas as garrafas, segurei a casa com uma das mãos e com a outra
contei as garrafas, copos e pias. A soma deu vinte e nove mas, para me certificar, contei novamente e a soma deu setenta e quatro. Como a casa passava, nesse momento, bem ao meu lado, contei as casas, garrafas, rolhas, copos e pias, menos uma casa e uma pia que bebi!
.
UFA!!! Como é difícil jogar cachaça fora!...
.

Para todos os meus amigos e visitantes, um ótimo final de semana!
Grande abraço.
.


Clóvis de Guarajuba
ONG Ande e Limpe

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

DESTINOS ENTRELAÇADOS.



Shakespeare disse: "Há mais coisas entre o ceu e a terra do que imagina nossa vã filosofia."
Uma serie de acontecimentos espantosos ligaram as vidas e os assassinatos de dois presidentes dos EE.UU.


 Espantosas coincidências :
Abraham Lincoln e John Fitzgerald Kennedy.
Lincoln foi eleito pela primeira vez para o Congresso em 1846, Kennedy exatamente 100 anos depois, foi eleito também para o
Congresso. Lincoln foi eleito o decimo sexto presidente dos EE.UU. no dia  6 de novembro de 1860. Kennedy foi eleito o trigésimo quinto presidente dos EE.UU em 8 de novembro de 1960.
Após suas mortes, foram sucedidos por dois homens do sul do pais, de nome Johnsonrespectivamente Andrew Johnson e Lyndon Johnson, o primeiro nascido em 1808 e o segundo em 1908. O homem que matou Lincoln, John Wilkes Booth, nasceu em  1839 e Lee Harvey Oswald, o assassino de Kennedy, nasceu em 1939. Ambos eram do sul e foram mortos antes do julgamento. Booth cometeu o crime num teatro e se refugiou depois num armazém. Lee Oswald disparou contra Kennedy de um armazém e se refugiou depois em um teatro. Lincoln declarou a um guarda da presidência, chamado Willian Crook: "Acho que há homens que me querem tirar a vida... e não tenho dúvidas de que o farão. Se tem de ser feito é impossível impedi-lo."
Kennedy disse a sua mulher Jackie e a seu conselheiro pessoal, Ken O`Donnell : "Se alguém quiser, realmente, matar o presidente dos EE.UU, não lhe será muito difícil... Tudo que tem a fazer é subir num edifício alto, com um rifle de mira telescópica e nada poderá ser feito." Duas horas e meia depois ele foi morto da maneira descrita por ele mesmo! Os dois, Lincoln e Kennedy, reconhecidamente defensores dos direitos civis, foram mortos numa sexta feira, atingidos na nuca e ambos acompanhados das respectivas esposas. Lincoln foi assassinado no Teatro Ford, Kennedy foi assassinado num automóvel Ford modelo Lincoln. Para completar
as infelizes coincidências, Lincoln tinha um secretário de nome Kennedy que o aconselhou a não ir ao teatro em Washington naquele dia... E Kennedy tinha um secretário chamado Lincoln, que o
desaconselhou veementemente de ir à Dallas...


Excelente final de semana a todos.


Clóvis de Guarajuba

ONG Ande & Limpe

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

UM SONHO REAL.



É, os sonhos podem se tornar realidade. Pelo menos foi o que aconteceu com o Presidente dos
EE.UU., Abraham Lincoln. Ele sonhou com sua morte e contou ao amigo intimo, Ward Hill
Lamon, que nesse mesmo dia, transcreveu as palavras do Presidente:



" Ha cerca de dez dias deitei-me muito tarde... e em breve comecei a sonhar. Parecia haver uma quietude de morte à minha volta. Depois ouvi soluços abafados, como se houvesse muita gente chorando. Levantei e desci a escada. La em baixo o silêncio só era quebrado
pelo mesmo soluçar impressionante, embora quem quer que estivesse chorando, permanecesse invisível. Andei de sala em sala e não encontrei ninguém, embora continuasse a ouvir os soluços. Fiquei confuso e alarmado e resolvi descobrir a causa daquele estado de coisas tão misterioso e desconcertante. Caminhei até a sala leste, onde tive uma terrível surpresa. Em volta de uma urna mortuária, onde jazia um cadáver em trajes fúnebres, um destacamento militar formava guarda e uma multidão se apinhava compacta em volta; alguns olhavam tristemente o corpo, cujo rosto estava coberto, enquanto outras choravam comovidas.

- Quem morreu aqui na Casa Branca? - perguntei a um soldado.

- O Presidente. Foi morto por um assassino! - respondeu ele."

Cinco dias após esse relato, no dia 15 de abril, Lincoln foi abatido a tiros por John Wilkes Boothno teatro Ford, em Washington e seu corpo foi velado na sala leste da Casa Branca. Há, ainda, muitas coisas misteriosas cercando a figura do Presidente Lincoln. Mas isso é assunto para a próxima postagem.




Bom final de semana para todos.
FELIZ 2025.




Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe