sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

VIDA CURIOSA E INTRIGANTE...



                                          Dr. James Barry



O cirurgião aposentado do Exército britânico, Dr. James Barry, morreu em Londres, no dia 25 de julho de 1865, com 73 anos de idade. Durante a sua carreira de sucesso e distinção , decorrida principalmente na Índia e na África do Sul, revelou-se um oficial eficiente e muito popular. Quando jovem, por conta de sua figura atraente e sedutora, acabou angariando a reputação de grande conquistador, inclusive afirmando-se, à boca pequena, que, por conta de uma de suas conquistas, tivera uma disputa, em duelo, com outro oficial . Sua morte, porém, revelou o extraordinário segredo do famoso e bem conceituado Dr. Barry, tão bem ocultado por " ele " durante toda a sua longa vida: o Dr. Barry, era uma mulher que, conforme revelou a autópsia, em determinada época durante a sua juventude, ficou grávida e teve um filho!
É um mistério, até os dias de hoje, a verdadeira identidade do Dr. Barry. Em 1808, então com 16 anos, ingressou na Universidade de Edimburgo como estudante de medicina, já com o nome com o qual ficaria conhecida pelo resto da vida. Tudo indica que nem no tempo que frequentou e se formou médica, alguém desconfiou tratar-se de um indivíduo do sexo feminino.
Será possível que, por ter sido abandonada pelo homem que foi pai do seu filho, lá na adolescência, ela resolveu viver o resto de sua vida como homem...
Outro grande segredo levado por ela até o túmulo, é o que aconteceu com o filho que teve.
Na falta completa de qualquer outra informação, seu túmulo ostenta penas o nome com que foi conhecida em vida: Dr, James Barry.




Um ótimo final de semana, abraço para todos os amigos e visitantes.



Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Um comentário:

Daniela disse...

Tio Clóvis, por acaso encontrei seu blog. Muito boa idéia. Gostei de verdade. Um abraço, Daniela Schubach