sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

A HISTÓRIA DAS SUPERSTIÇÕES - final -

.






Algumas superstições transcendem as fronteiras, outras são peculiares a uma nação ou raça:
.
NIGÉRIA - Varrer a casa de noite dá azar, mas uma boa varrida pela manhã afasta 
os espíritos malignos. Se um homem receber uma vassourada fica impotente a não ser que desfira no agressor sete pancadas com a mesma vassoura. Varrer a casa
depois de alguém sair,, afasta os espíritos do mal.
.ESCÓCIA - Três cisnes voando em conjunto prenunciam catástrofe nacional. O verde 
e o vermelho nunca devem ser usados ao mesmo tempo. Traz azar estar de pé de costas para o umbral de uma porta ou jogar vegetais ao fogo. No dia de Natal, não
devem ser postadas cartas de amor. Portar uma pá dentro de casa é decretar que, em breve, alguém morrerá ali.
.MALTA - Nas igrejas colocavam-se, habitualmente, dois relógios; um indicando a hora certa, outro totalmente desregulado, para confundir o Diabo sobre a hora da missa.
.IBIZA - Os padres não são autorizados a entrar em barcos de pesca, provavelmente em respeito aos deuses do mar, reminiscências da era pré cristã.
.HOLANDA - Quando se toca na madeira, é preciso fazê-lo do lado não pintado, como, por exemplo, a parte inferior do tampo de uma mesa. Os invasores dinamarqueses tinham a crença que as pessoas de cabelo ruivo trazem infelicidade.
.ISLÂNDIA - Dá azar disparar contra uma ave marinha que siga um barco. Uma pessoa solteira que se sente no canto de uma mesa não se casará nos próximos sete anos. Uma mulher grávida que tome chá numa xícara rachada, certamente terá um filho com lábio leporino.
.CHINA - Deve-se temer qualquer morte por desastre ou homicídio, pois o fantasma procurará vingar-se na sétima noite seguinte ao evento. Varrer a casa quando se comemora o ano novo chinês, afasta a boa sorte.
.JAPÃO - Dá azar pegar um pente com os dentes voltados para o próprio corpo. Quem mata uma aranha pela manhã, está destruindo uma alma humana.
.
CIGANOS - Não podem consumir alimentos sobre os quais alguém tenha passado ou 
beber água de um riacho que uma mulher tenha atravessado. Todos os pertences de uma pessoa devem ser queimados quando ela morre.
.
Está rindo, não é? Mas você é capaz de quebrar um espelho de propósito numa boa?...

.
.


Um ótimo final de semana, espero que tenham gostado da série. Até a próxima e um grande abraço a todos.
.


Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

A HISTÓRIA DAS SUPERSTIÇÕES - V -

.






Desde tempos imemoriais as galinhas e os galos são de uma maneira geral, considerados guias de confiança para desvendar o futuro. Os romanos consultavam as entranhas dessas aves. Segundo parece, entretanto, a autoconfiança desempenha um papel de relevo nesse tipo de consulta. Um antigo almirante grego informado pelos seus adivinhos de que as aves sagradas se recusavam a comer, fato que constituía um mau presságio, respondeu mordaz: " Então vamos ver se bebem! "e, dizendo isso, lançou as aves ao mar por sobre a amurada, atacou o inimigo e ganhou a batalha.
.Na família do príncipe URUSSOFF, um nobre russo, existia uma superstição a princípio muito dispendiosa, mas que no final se tornou bastante lucrativa. Quando o príncipe se encontrava em lua-de-mel, no mar negro, o anel de noivado de sua mulher caiu entre as ondas. O príncipe, lembrando da crença familiar de que a perda de um anel de noivado acarretaria a perda da própria noiva, inclusive por seu falecimento, fez a única coisa que se lhe afigurou possível em tal emergência: comprou as duas margens do Mar Negro a centenas de proprietários, por mais de quarenta milhões de dólares americanos. Raciocinou que, possuindo ambas as margens, seria o dono de todo o mar e do que se encontrasse no fundo do mesmo. Assim, achava que o anel não estaria perdido pois se encontrava dentro de suas propriedades. Quando o príncipe morreu, seus herdeiros, que não estavam nem ai para anel nenhum, venderam o mar por oitenta milhões de dólares. 


continua....
Um excelente final de semana para todos os meus amigos e visitantes. 
.


Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

A HISTÓRIA DAS SUPERSTIÇÕES - IV -

.





As superstições ligadas à mesa são ainda hoje preservadas.
 Se ficar coberta à noite com uma toalha branca, breve a família deverá estar sepultando um de seus membros;
.Nunca devemos permitir que treze pessoas se sentem à mesma mesa. Essa superstição está associada à Última Ceia que reuniu treze pessoas, entre as quais Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo. Essa crença, porém, é bem mais antiga que o cristianismo e parece ter sido por ele assimilada. Na mitologia escandinava, doze deuses participavam de um banquete quando o Espírito da Discórdia - LOKI - apareceu e provocou uma disputa que resultou na morte de BALDUR, o favorito dos deuses;
Também fora de casa é possível encontrar situações perigosas. Uma das superstições mais difundidas é a de que não se deve passar debaixo de uma escada, não apenas para evitar um acidente causado pela eventual queda de uma ferramenta ou lata de tinta, mas devido a uma crença mais antiga: quem caminhasse entre uma escada e uma parede quebrava o triângulo, antigo símbolo cristão da Trindade. É também atribuída à origem das superstições envolvendo escadas, os enforcamentos, quando se fazia os condenados cair de uma delas, ficando pendurados por uma corda.
.

- continua na próxima semana -
.
Um ótimos final de
semana a todos.
.
Abraço,
.
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

A HISTÓRIA DAS SUPERSTIÇÕES - III -


As tarefas da mulher na cozinha eram dominadas pela superstição. Donas de casa acreditam ainda hoje que a comida estragará se durante a sua confecção, os alimentos forem mexidos no sentido contrário ao curso do sol; 
 para evitar que as galinhas se ofendessem e deixassem de por ovos, suas cascas nunca deveriam ser jogadas no fogo.
.Não há utensilio com mais conotações ligadas às superstições do que a faca.
Quando confeccionada de ferro, era considerada proteção contra uma infinidade de males. Essa crença deve provir do tempo em que os povos com armas de pedra ou bronze eram facilmente vencidos pelas afiadas espadas de ferro que os vencidos acreditavam mágicas. Acredita-se que duas facas cruzadas sobre uma mesa, prenunciam uma discussão iminente, que será evitada se alguém simplesmente as descruzar.
.São inúmeras as superstições em torno do pão.
 Receavam-se consequências funestas quando o pão crescia no forno: era a indicação de que o Diabo nele se escondera. Por esse motivo traçava-se - e ainda se traça - uma cruz sobre o pão, o que facilita o seu crescimento e impede a entrada do Demônio. 
Era perigoso cortar o pão pelos extremos: o Diabo escaparia dele e andaria à solta por toda a casa, protagonizando malefícios.
.

- continua na próxima semana -
.

Bom final de semana, grande abraço a todos os amigos e visitantes.
.
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe