sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

A HISTÓRIA DAS SUPERSTIÇÕES - final -

.






Algumas superstições transcendem as fronteiras, outras são peculiares a uma nação ou raça:
.
NIGÉRIA - Varrer a casa de noite dá azar, mas uma boa varrida pela manhã afasta 
os espíritos malignos. Se um homem receber uma vassourada fica impotente a não ser que desfira no agressor sete pancadas com a mesma vassoura. Varrer a casa
depois de alguém sair,, afasta os espíritos do mal.
.ESCÓCIA - Três cisnes voando em conjunto prenunciam catástrofe nacional. O verde 
e o vermelho nunca devem ser usados ao mesmo tempo. Traz azar estar de pé de costas para o umbral de uma porta ou jogar vegetais ao fogo. No dia de Natal, não
devem ser postadas cartas de amor. Portar uma pá dentro de casa é decretar que, em breve, alguém morrerá ali.
.MALTA - Nas igrejas colocavam-se, habitualmente, dois relógios; um indicando a hora certa, outro totalmente desregulado, para confundir o Diabo sobre a hora da missa.
.IBIZA - Os padres não são autorizados a entrar em barcos de pesca, provavelmente em respeito aos deuses do mar, reminiscências da era pré cristã.
.HOLANDA - Quando se toca na madeira, é preciso fazê-lo do lado não pintado, como, por exemplo, a parte inferior do tampo de uma mesa. Os invasores dinamarqueses tinham a crença que as pessoas de cabelo ruivo trazem infelicidade.
.ISLÂNDIA - Dá azar disparar contra uma ave marinha que siga um barco. Uma pessoa solteira que se sente no canto de uma mesa não se casará nos próximos sete anos. Uma mulher grávida que tome chá numa xícara rachada, certamente terá um filho com lábio leporino.
.CHINA - Deve-se temer qualquer morte por desastre ou homicídio, pois o fantasma procurará vingar-se na sétima noite seguinte ao evento. Varrer a casa quando se comemora o ano novo chinês, afasta a boa sorte.
.JAPÃO - Dá azar pegar um pente com os dentes voltados para o próprio corpo. Quem mata uma aranha pela manhã, está destruindo uma alma humana.
.
CIGANOS - Não podem consumir alimentos sobre os quais alguém tenha passado ou 
beber água de um riacho que uma mulher tenha atravessado. Todos os pertences de uma pessoa devem ser queimados quando ela morre.
.
Está rindo, não é? Mas você é capaz de quebrar um espelho de propósito numa boa?...

.
.


Um ótimo final de semana, espero que tenham gostado da série. Até a próxima e
um grande abraço a todos.

.


Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: