sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

- O INCRÍVEL E INTRIGANTE MUNDO DOS INSETOS - VI -

 A COLMEIA pode ser considerada um " animal " autônomo:

Em voo certeiro, a abelha pousou na pétala e penetrou naquela flor. Marcada em seu dorso por um entomólogo, com um pontinho vermelho, era minuciosamente examinada e filmada, enquanto bebia o néctar. Quando terminou de sugar, olhou para o sol para se orientar e rumou célere de volta à colmeia, distante apenas uns 400 metros. Ali, atento à chegada daquela abelha, estava um outro observador, pronto a documentar seu comportamento e ansioso por poder acrescentar algo de novo sobre o apaixonante mundo destes insetos.   



Nos tempos atuais, a colmeia não é considerada apenas um agrupamento de indivíduos; vê-se nela, composto por diversos departamentos, um organismo vivo. Quando o enxameamento é iniciado, tem a aparência de um pequeno ninho; mas logo em seguida se desenvolve, atinge a adolescência, a maturidade, produz enxame, e finalmente adormece na quietude do inverno. Uma colmeia atacada, com fome ou prestes a ser roubada, pode queixar-se com angústia, sofrer, e, estimulada pelo instinto de conservação, recuperar as forças, comportando-se, afinal, como qualquer um outro animal doente.

Este atual conceito de colmeia, foi formulado quando foram descobertas uma série extraordinária de eventos. Sabemos agora que as abelhas podem envelhecer anormalmente, em pouco tempo ou, o que é ainda mais incrível, rejuvenescer! Uma abelha estéril pode pôr ovos; uma senil, regenerar as glândulas atrofiadas. Em suma, uma só abelha é capaz de fazer " o impossível " para conservar a integridade da colmeia.


- continua -


Obrigado pela visita e até a próxima sexta.


Clóvis de Guarajuba

Ong Ande&Limpe


Nenhum comentário: