sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

= O INCÍVEL E INTRIGANTE MUNDO DOS INSETOS - V -


 
 ... entretanto talvez os mais desenvolvidos sentidos dos insetos seja o olfato e o gosto; localizados na boca, os órgãos gustativos não se encontram apenas neste local: com incrível sutileza, os insetos podem saborear, empregando outros órgãos. Assim é que as borboletas e as abelhas, por exemplo, utilizam as patas para, com impressionante precisão, localizar o mais ínfimo vestígio de comida. O limite do paladar humano, por exemplo,  para ter a sensação de doçura, é de uma parte de açúcar para duzentas partes de água; já algumas borboletas e moscas podem detectar o açúca em uma parte para 300.000! 

Acontece o mesmo com o sentido do olfato: para os insetos, o mundo nada mais é do que uma reluzente  e nítida " paisagem de aromas ". Algumas espécies de moscas macho chegam a perceber e captar o cheiro, trazido pelo vento, de uma fêmea que se encontre a até quinze quilômetros de distância! 

Além destas prodigiosas aptidões sensoriais, que podem nos parecer fantásticas, os insetos podem possuir outros sentidos cuja natureza ainda não foi descoberta. Por exemplo, realizam-se experimentos com escaravelhos, destinados a identificar qual o sistema que usam para detectar um insignificante pedacinho de carne e encontrá-lo em seguida no mais difícil esconderijo. Ainda que se lhes tapem todos os órgãos sensoriais e se lhes coloque sobre o corpo todo - incluindo patas e antenas - uma camada de laca, eles descobrem, infalivelmente, o improvável caminho que os levará a um apetitoso tesouro alimentar escondido!

Nas próximas postagens estarei discorrendo sobre a vida de alguns insetos em particular...


- continua -


Obrigado e até a próxima sexta.


Clóvis de Guarajuba

Ong Ande&Limpe

Nenhum comentário: