sexta-feira, 26 de março de 2021

36 - OS ACIDENTES DE VEÍCULO - Estrada do Coco - final

.
                            Para testar minha completa recuperação, uma corrida de 6 km, no
                                                    Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.


Ao concluir a narrativa dos sete primeiros acidentes e incidentes potencialmente mortais que me marcaram a vida, devo reiterar a minha absoluta tentativa de não falsear ou mascarar a verdade, valendo-me para tanto de depoimentos com conclusões coincidentes,
feitos por fontes diversas, tanto de pessoas a mim ligadas afetivamente - caso dos meus irmãos e irmãs - quanto por meros conhecidos e conhecidas com os quais mantenho apenas ligações amistosas.
Devo dizer que, embora admirador de Anatole France e seus escritos, com ele não concordo mesmo quando ironicamente, em uma de suas obras - A Vida em Flor - declara : " Gosto da verdade. Acredito que a humanidade precisa dela; mas precisa ainda mais da mentira que a lisonjeia , a consola, lhe dá esperanças infinitas. Sem a mentira, a humanidade pereceria de desespero e de tédio ". Estou mais para o Papa Leão XIII quando disse : " A primeira lei da história é de não ousar mentir; a segunda de não temer exprimir toda a verdade "... Ainda assim, consciente de todas as mazelas humanas, sei que a assertiva de Shakspeare numa passagem de Hamlet na qual declara peremptoriamente :
Embora casta como o gelo e pura como a neve, não escaparás à calúnia ", me deixa preparado para não levar em conta as possíveis declarações e/ou opiniões maldosas dos descontentes com minhas narrativas. Não acusei ninguém; procurei narrar os fatos com toda a isenção, embora alguns personagens merecessem referências negativas de minha parte, atingido que fui por suas irresponsabilidades extremas...


Um ótimo final de semana a todos, obrigado pela visitas.



Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: