sexta-feira, 4 de setembro de 2020

7 - TRES ENFERMIDADES GRAVES, AO MESMO TEMPO!!! - final -




Férias de julho do ano de 1956. Antes de irmos para Mosqueiro, passaríamos o primeiro fim de semana do mês, num sítio que o meu tio Humberto, segundo marido da tia Odaléa, havia comprado, nas proximidades da cidade interiorana de Santa Izabel. Lá, após o tradicional futebol de sábado à tarde, jogado e muito disputado por mim e meus primos ( Carlos EduardoCarlos Alberto e Carlos Antonio ), alem de alguns nativos das redondezas,  resolvemos
" desbravar " um igarapé que corria mansamente, dentro de um trecho de mata nativa, bem ali, ao lado do campo. Que banho!... Água gelada, uma delícia! A vontade era de ficar naquela maravilha de água, para sempre...  Ao retornarmos à Belém, no domingo à tarde, nada indicava alguma enfermidade. Alguns das depois porém, comecei a sentir uns estranhos calafrios. Ao chegarmos em casa, meu estado evoluíra para pior, pois, acompanhada do calafrio cada vez mais intenso, estava sendo vítima de uma febre altíssima, por volta dos 40/41 graus! O médico da família foi chamado e o diagnóstico apontava para uma malária. Feitos os devidos exames, constatou-se que eu fora acometido, não por uma malária qualquer, mas pela terrível " terçã maligna ", uma forma muito grave e não poucas vezes letal, da doença! Tudo indica que fui contaminado por um mosquito, lá naquele banho maravilhoso de igarapé. Para completar a minha desventura, havíamos comido algum alimento, lá no sítio - a Selma, minha prima e eu - que nos deixou com infecção intestinal. Logo em seguida, fui contaminado pelo agente infeccioso responsável pela catapora, de tal sorte que acumulei e superei, as três doenças ao mesmo tempo, fazendo-me acreditar de vez, naquele adágio popular segundo o qual " vaso ruim não quebra "! Após me recuperar completamente - e a prima Selminha - uns dez dias  depois, fomos, finalmente, gozar as delícias da " Bucólica "...



A todos os meus amigos e visitantes desejo um feliz fim de semana.
Abraço,



Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: