sexta-feira, 17 de julho de 2020

PALAVRAS NUNCA DITAS.






Depois de exaustiva pesquisa na obra de Sir Arthur Conan Doyle, não consegui encontrar a frase comumente atribuída ao detetive Sherlock Holmes,Elementar, meu caro Watson ".
O detetive até usa uma expressão semelhante  na história " The Crooked Man " ( o Homem Desonesto ), publicada pela primeira vez em 1893 no Strand Magazine e mais tarde incluída nas  " Memórias de Sherlock Holmes " editadas em 1894. Nesta história, o Dr. Watsonassistente de Holmes, casou e não mora mais na casa do detetive, na  Baker Street número 221-B, em Londres. Ao visitar Watson, para pedir que o ajude na solução de um mistério, Holmes faz algumas deduções a respeito de seu velho amigo. Observa, por exemplo, que Watson continua a usar o mesmo tipo de tabaco no valho cachimbo, a partir da cinza que vê
na lapela de seu casaco alem de constatar que ele  anda muito ocupado. Ao ser indagado pelo amigo como descobriu tais fatos, Holmes responde saber que ele vai de charrete quando tem pressa e se desloca a pé sempre que dispõe de tempo; ora, a poeira acumulada nas botas de Watson, que seria a prova de que ele saíra de casa, seria em maior quantidade se tivesse caminhado; por consequência - conclui Sherlock HolmesWatson deve ter saído de cabriolé, sinal de que anda muito ocupado. Nesta ocasião,  observa Watson: " Excelente! ".  Ao que replica Holmes: " Elementar. "
É daí que deve ter nascido a expressão comumente atribuída ao personagem.

Um ótimo final de semana a todos, grande abraço.

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

2 comentários:

denisalves disse...

Boa tarde. Gostaria de uma informação sobre o autor Agildo Monteiro. Voce poderia me ajudar? Entre em contato comigo.

denisalves disse...

Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida acerca do autor Agildo Monteiro. Voce pode me ajudar? Entre em contato comigo. Obrigado.