sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

COSTUMES NUPCIAIS II.





Muitos costumes ainda hoje observados, tiveram origem em antigas tradições:
- O véu nupcial foi introduzido pelos antigos gregos e romanos com o fim de proteger e resguardar a noiva do mau olhado de um possível pretendente ciumento.
- A aliança data do tempo dos antigos egípcios. Nesse tempo ela era colocada no terceiro dedo da mão da noiva, que segundo se pensava, tinha uma veia que conduzia diretamente ao coração.
Feita de ouro, o metal mais resistente, de onde deriva a superstição de que, se quebrada, significa desgraça próxima.
- Reunir as peças que compõem o enxoval provem da Europa Central. Na França o marido recebia um pacote com objetos valiosos e as roupas de baixo deviam ser confeccionadas pela própria noiva.
- Jogar arroz nos noivos tem origem num velho ritual  grego de fertilidade e desejo de prosperidade aos noivos. Nas ilhas Sulawesi, Indonésia, acreditam que se não subornarem a alma do noivo com
arroz, ela voará apos a cerimonia e jamais regressará.
- O costume ocidental de distribuir fatias do bolo nupcial aos convidados, procede do hábito romano de repartir o pão, distribuir entre os presentes sobre a cabeça da noiva, como garantia de sucesso material.
- Numa tribo nômade da Índia Central, os Lambodes, o casamento é um acontecimento triste. No dia seguinte à cerimonia, a noiva senta sobre um boi castrado e chora a sua mágoa por deixar o pai,
a mãe e o restante da família.

Continua semana que vem...




Obrigado pela visita e bom fim de semana.

Clovis de Guarajuba
Ong Ande e Limpe.

Nenhum comentário: