sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

COSTUMES NUPCIAIS - I.



                       ( postagem publicada em 04.03.2011 )

- Quando duas mulheres das tribos Choroti e Chaco, no Paraguai, querem casar com o mesmo homem, lutam entre si, calçando luvas de pele de anta. Quem vencer casa.
- Se você for um homem habitante das ilhas Trobriand, perto de Papua, prepare-se para ser mordido pela primeira mulher que gostar de você. É desse modo que ela se declara.
- Hábito comum nos países frios como Holanda, Suíça, Escócia e País de Gales, era a permissão para que os casais se deitassem na mesma cama, desde que vestidos e envoltos em lençóis separados.
- Grande parte das noivas na Escócia do século XIX - na verdade 90% delas - casavam-se grávidas, contrariando todas as convenções da época.
- Já nas Ilhas Salomão, no Pacífico, toda jovem prometida a um chefe ou dignatário, era mantida uma jaula, por vezes durante anos, vigiada de perto por seu pai, até o dia do casamento.
- Na ilha alemã de Borkum, situada na foz do rio Ems, quem cortejasse uma jovem e demorasse muito a casar, era submetido à prova do fumo e da água: sua casa era rodeada pelos jovens da
aldeia que obstruíam a chaminé e enchiam-na de fumaça. Pouco depois, entravam pelo sótão e perguntavam se o interessado na moça iria  mesmo casar. Se a resposta fosse sim, toda a aldeia
iniciava os festejos; caso a resposta fosse negativa , ele era arrastado através de um lago, por três vezes, amarrado a uma corda.

Continua na próxima postagem.

Comunico a todos os amigos leitores e visitantes, com muito pesar, que o meu querido amigo e conterrâneo Renato Guerreiro, a quem me referi na postagem sob o título " Agradecimento e Súplica ", do dia 22.10.2010, perdeu, no inicio desta semana, a luta tenaz que manteve contra uma implacável doença, durante os últimos anos. Que descanse em paz!...

A todos um excelente final de semana e aproveitem bastante de forma sadia o CARNAVAL!

Abraço.

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: