sexta-feira, 22 de setembro de 2023

ANAVILHANAS-PARAÍSO AMAZÔNICO.

ESTAÇÃO DA CHEIA
NA ESTAÇÃO DA SECA SURGEM AS PRAIAS
Sempre que não tiver novidades sobre nossa ONG ANDE E LIMPE,
procurarei falar, nos meus comentários neste espaço, a respeito de
pontos - no nosso território - que merecem ser visitados, quer por seus
encantos naturais, quer pela preservação que ainda ostentam.
Neste primeiro comentário quero me referir ao ARQUIPÉLAGO DAS ANAVILHANAS. Trata-se de uma reserva natural transformada pelo Decreto do Governo Federal 86061, de 02/07/1981, em ESTACÃO ECOLÓGICA, medindo aproximadamente 350.000 ha.
Localizada a 70 km de Manaus, esta maravilha ( pouco visitada por
brasileiros ), é constituída por cerca de 400 ilhas. Na estação das cheias amazônicas, as ilhas ficam quase que totalmente inundadas, formando um emaranhado de " furos " e " paranás " capazes de desnortear quem não conhece a fundo seus segredos. Na estação das secas, aí sim, descobrem-se as praias de areia branca onde tartarugas, tracajás, pitiús e outros quelônios, desovam aos milhares, protegidos por fiscais do IBAMA e pelos habitantes privilegiados desse paraíso. Você que, por seu esforço e trabalho, angariou recursos que permitem viajar de férias, não o faça para o exterior antes de conhecer as maravilhas do nosso País! Saiba que, cada vez mais, europeus,  americanos e orientais, veem nos visitar, ávidos por conhecer as belezas únicas em todo o mundo, localizadas na AMAZÔNIA!
As ANAVILHANAS são o maior ornamento natural do Rio Negro.


Um abraço a todos e até a próxima sexta-feira.

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande&Limpe
ONG Ande e Limpe

PS:Fotos de José de Paula Machado p/ a Coca-Cola

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABENIZAMOS o amigo pela iniciativa. Pode contar com a J.C.CORB de Atletismo tanto na divulgação quanto na prática. Muito bacana o fato de postar também no site sobre lugares turísticos e interessantes do nosso País. É isso aí. Abraços.