sexta-feira, 27 de novembro de 2020

19 -O CORAÇÃO E O MARCAPASSO - II




...Atônito, quis saber, imediatamente, do que se tratava. Disse-me ele: 
" Você está apresentando bloqueio AV de segundo grau! "  Seguiu-se uma longa e detalhada explicação sobre o assunto. Não podia acreditar! Nunca havia sentido nada de anormal! Como era possível?!!! Conclusão: eu, que fui fazer os exames por simples provocação ao meu amigo Armando, acabei sendo gozado por ele que, ao final, afirmou triunfante:
" Compreendes agora o porquê dos meus exames semestrais ?! ".
Fui aconselhado pelo amigo Dr. João a procurar o Hospital Santa Izabel, já naquele tempo, referência em matéria de cardiologia. Para minha sorte, conheci o Dr. Nilzo Ribeiro, comandante de uma equipe de médicos excepcionais, dentre os quais figuravam Antonio NeryEduardo Tadeu. O Dr. Nilzo, após submeter-me a um " Holter " e executar, ele mesmo, um cateterismo, indicou-me o implante de um marcapasso cardíaco, única maneira de corrigir o problema.
 Naquele tempo o " Holter " tinha que ser remetido para São Paulo
pois aqui não havia equipamento para traduzi-lo graficamente. O cateterismo não demonstrara nenhum problema obstrutivo, tendo, porém, sido diagnosticada uma hipertrofia cardíaca importante o que me obrigaria a, dali em diante, levar uma vida muito mais
 " regrada "...  Ao chegar o resultado gráfico do " Holter ", foram constatados batimentos cardíacos com a frequência incrível 
- para quem não é atleta profissional - de até 38 batidas por minuto!!! ...

Continua na próxima postagem.......


Um ótimo final de semana a todos.
Abraço,



Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: