sexta-feira, 20 de novembro de 2020

18- O CORAÇÃO E O MARCAPASSO - I



Todo o preâmbulo da semana passada, vem a propósito do terceiro fato que me poderia ter matado: tenho um dileto e querido amigo, irmão e compadre, chamado Armando Ulm ( dos primeiros amigos baianos que conquistei ). Companheiro fiel e sócio em algumas das lanchas que tive, também amante do futebol, que jogava com maestria, acabou contribuindo decisivamente, para salvar a minha vida. Cuidadoso ao extremo com sua saúde  ( para não chamá-lo de hipocondríaco), sempre fez e faz uma bateria de exames clínicos, rigorosamente de seis em seis meses! Mais com o fito de gozá-lo do que por  ter sentido algo de anormal, após uma partida de futebol, das inúmeras que jogamos juntos, lá por volta do ano de 1980, resolvi acompanhá-lo em um desses " check-ups ". Amigo comum e dono da Clínica Check-up, o Dr. João Souza era sempre o escolhido para supervisionar tal procedimento. Chegamos à clínica no Campo Grande e, ao ser submetido ao PRIMEIRO eletrocardiograma da minha vida, fui instado pela enfermeira a continuar deitado, pois ela precisava falar com o Dr. João... Saiu da sala me deixando com uma certa ansiedade, por não me dizer o porquê da proibição de levantar-me. Mesmo intrigado, obedeci. Alguns minutos depois, eis que chega na sala - acompanhado pela enfermeira - o Dr João, em pessoa! Mandou repetir o exame e, ao final, pediu para acompanhá-lo ao seu consultório. Com o semblante demonstrando apreensão e/ou preocupação, disse-me que havia constatado no ECG, uma alteração importante no funcionamento do meu coração!...


Continua na próxima postagem.......


Um final de semana de paz aos meus amigos e visitantes.
Abraço,



Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: