sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

- DESCULPEM-ME, A INDIGNAÇÃO FALOU MAIS ALTO!!!

.
                                                                        - pacu -
                                             
 Ao assistir a uma reportagem exibida pela Globo News, lembrei-me do absurdo por mim presenciado no porto de Manaus, numa das minhas inúmeras visitas anuais àquela cidade. Trata-se de um dos mais imorais fatos de que se tem notícia neste País, já repleto de imoralidades: o desperdício vergonhoso de alimentos, enquanto muitos conterrâneos morrem de fome!!!
Todos os anos, no período em que a vazante dos rios amazônicos tem inicio, a captura de peixes nos rios, igarapés e lagos da região, aliada à abundância de espécies como pacu, jaraqui, aracu e outras, é feita em grande quantidade. Ao chegarem à Manaus, diariamente, os pescadores não têm a quem vender o produto do seu trabalho - o mercado consumidor é restrito e não há locais de armazenamento - e são jogadas no lixo em média, 10 toneladas de peixes todos os dias!
Enquanto isto ocorre, no Nordeste Brasileiro, multidões passam fome! Há mais ou menos 10 anos, mandei um e-mail para o então Senador pelo Amazonas, Sr. Arthur Virgílio, descrevendo este verdadeiro crime e sugerindo que instasse a quem de direito, a fazer a seguinte operação: dispomos, na Base Aérea de Manaus, de nada menos que 8 aviões de carga modelo C105A-Amazonas, de fabricação espanhola, capazes de carregar até 9,7 toneladas cada um. Por que não utilizá-los para trazer o pescado excedente da região,
acondicionado em containers refrigerados, para quem precisa dele???! Comprar-se-iam os peixes por um preço simbólico (digamos, a dois reais) e se venderiam  nos diversos municípios em estado de calamidade pública, aqui no nordeste, a preço subsidiado.
Com isto resolveríamos pelo menos três problemas cruciais, a saber:

1- ajudaríamos o pescador da região a minimizar os prejuízos, afinal dois reais é melhor do que nada;

2- mataríamos a fome dos flagelados das regiões carentes, que pagariam com prazer pelo alimento, a preço subsidiado ( pois, ao contrário do que pensam os governantes de plantão, o povo, em sua maioria absoluta, não quer nada de graça, como as famigeradas bolsas disso, bolsas daquilo e cestas básicas, que só fazem humilhar o cidadão, como disse muito bem o grande Luiz Gonzaga) e

3- diminuiria a terrível poluição decorrente do descarte de  peixes no lixo e principalmente no Rio Negro, já muito poluído por outros agentes.

E não me venham com desculpas do tipo " os aviões não podem ser usados para esse fim ".
Os aviões são do povo, pois o governo não produz nada, só faz gastar ( e muito mal ) o dinheiro arrecadado deste mesmo povo que, garanto, autorizaria, em um eventual plebiscito, seu uso para este fim nobre!!! Que as devidas providências sejam tomadas, urgente, uma vez que tal desperdício imoral, acontece todos os anos nesta mesmo época..



                                             - jaraqui -

Um excelente final de semana a todos. Se possível, deixem suas opiniões nos comentários abaixo do texto.

Abraço e bom final de semana.



Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limape

Nenhum comentário: