sexta-feira, 30 de setembro de 2022

O LADRÃO DE GALINHAS...



Pegaram o cara em flagrante roubando galinhas de um determinado galinheiro e levaram-no para a delegacia..
- Que vida mansa, heim, vagabundo!? Roubando galinhas pra ter o que comer sem precisar trabalhar. Vai pro xadrez!
- Não era pra comer não doutor, era pra vender...
- Pior! Venda de produto de roubo. Concorrência desleal com os comerciantes estabelecidos que pagam seus impostos. Sem-vergonha!
- Mas eu vendia mais caro...
- Mais caro?
- É. Espalhei o boato que as galinhas daquele galinheiro estavam com gogo e as minhas não. Além disso, as do galinheiro botavam ovos brancos e as minhas marrons.
- Mas são as mesmas galinhas, safado!
- É que os ovos das minhas eu pinto.
- Que grande pilantra!....
Mas, a esta altura, já havia um certo respeito no tom do delegado..
- Ainda bem que você está preso. Se o dono do galinheiro te pega...
- Ele já me pegou. Fiz um acerto com ele: me comprometi a não espalhar mais boatos sobre as galinhas dele e ele se comprometeu a aumentar os preços dos seus produtos para ficarem iguais aos meus. Convidamos os outros donos de galinheiros da redondeza a entrar no nosso esquema. Formamos um oligopólio.
Ou melhor, um ovogopólio.
- E o que você faz com o lucro desse negócio?
- Especulo com dólar. Invisto no tráfico de drogas. Comprei alguns deputados, dois ou três ministros e consegui exclusividade no suprimento de galinhas e ovos para a merenda escolar, programas contra a fome do governo e superfaturo os preços.
O delegado mandou trazer um cafezinho para o preso,  perguntou se a cadeira estava confortável e se ele queria uma almofada. Depois indagou:
- " Doutor ", não me leve a mal, mas com tudo isso o senhor não está milionário?
- Bilionário! sem contar o que sonego do imposto de renda e o que tenho depositado ilegalmente no exterior.
- E, com tudo isso, o Senhor continua roubando galinhas?
- Às vezes... sabe como é...
- Não sei não, excelência. Me explique, por favor.
- É que, em todas essas minhas atividades, sinto falta do risco, entende?... Daquela sensação de perigo, de estar fazendo algo proibido, da iminência do castigo. Só roubando galinhas me sinto realmente um ladrão e isso é excitante! Como agora: fui preso, finalmente! Vou pra cadeia, é uma experiência nova.
-O que é isso, excelência? O senhor não vai ser preso não!
- Mas me pegaram em flagrante, pulando a cerca do galinheiro!!!
- É verdade. Mas primário e com esses antecedentes....

A todos um ótimo final de semana. Grande abraço.
.


Clóvis de Guarajuba
 ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: