sexta-feira, 7 de outubro de 2022

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO...

..................................................Clique na foto e veja em tamanho natural.


Estou voltando de mais uma viagem à Amazônia. Dessa vez fui à ORIXIMINÁ, no oeste do PARÁ, acompanhando minha irmã mais nova que, como eu e os demais irmãos, nasceu nessa cidadezinha linda e privilegiada, em cujo subsolo se encontra uma das maiores minas de bauxita do planeta. Minha irmã, CLEISY, saiu de lá com apenas 8 meses de vida, vindo, com o restante da família, morar em BELÉM. Seu sonho, que ora realizo, era voltar à terra natal, para conhecê-la de verdade. Nessa visita revi alguns contemporâneos que por lá ficaram, entre s quais o meu querido amigo de infância ANTONIO SIQUEIRA, apelidado de "BOLA", graças ao seu fascínio pelo futebol. Fiquei chocado com as sequelas resultantes de um AVC por
ele sofrido, segundo suas explicações, devido ao elevado grau de colesterol LDL descoberto quando fez exame de sangue. Não é ele o único conhecido que teve tal acidente. Muitas são as pessoas que, muito pior do que sequelas, morrem vitimadas por tal flagelo. Como faço sempre que posso, meu retorno à BELÉM se deu viajando
num dos inúmeros navios que cortam os rios amazônicos transportando cargas e passageiros. É que adoro as paisagens e a conversa com ribeirinhos que contam - por suas condições econômicas - apenas com essa opção de transporte.
.Durante a viagem me veio ao pensamento a seguinte questão:
.A tecnologia atual já permitiu a criação de máquinas prodigiosas como as de hemodiálise, que livra o sangue de elementos nocivos, devolvendo ao sistema circulatório do paciente o sangue reciclado; já criaram máquinas que reciclam o óleo queimado tornando-o reutilizável; já criaram tecnologia capaz de transformar o óleo
comestível usado, em biodiesel.
.Pergunta de um leigo que quer aprender e continuar a acreditar na humanidade:
.
POR QUE AINDA NÃO INVENTARAM UMA MÁQUINA CAPAZ DE REDUZIR O MAU COLESTEROL DO SANGUE ??? Será que devo deduzir que são os fabricantes de DROGAS ( se você se der ao trabalho de ler a bula certamente não terá coragem de usá-las ) que não o permitem!? Por favor, ME ORIENTEM!!!
.
Pra não dizerem que apenas critico sem contribuir dou, a seguir, algumas dicas:
.- Classificação química: álcool;.
- Está sempre ligado a outras moléculas, entre elas os fosfolípedes;
.- Esse conjunto se associa às lipoproteinas;
.- As lipoproteinas conteem colesterol, triglicerides, proteinas e fosfolípede;
.- As quantidades desses elementos variam, determinando o nome de cada unidade:
...- Mais rica em triglicerides é denominada VLDL;
...- Mais rica em colesterol é LDL;
...- Mais rica em proteína é HDL;
...- HÁ DIFERENÇA DE DENSIDADE, PESO E TAMANHO DESSAS MOLÉCULAS.
.
No meu modo leigo de pensar, é plenamente possível identificar e eliminar as moléculas indesejáveis.
.
ONDE ESTÁ A MÁQUINA CAPAZ DESSA SINGELA FAÇANHA ????????
.
.

Até a próxima sexta
.
.


Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: