sexta-feira, 14 de outubro de 2022

- TV GLOBO: IGNORÂNCIA OU MÁ FÉ ???


Castanha do Pará

Estão rolando nas redes sociais reações de paraenses à declarações imbecis, publicadas principalmente pela TV Globo, segundo as quais o secular e consagrado nome " Castanha do Pará ", deveria ser mudado para        " Castanha do Brasil ". 
Não sei em que esta emissora se baseou para proclamar tal idiotice. Em base científica é que não foi. Se antes de divulgar tamanha estupidez, tivessem a preocupação de pesquisar, verificariam que o nome " Castanha do Pará " não tem origem apenas no fato de Belém ser a metrópole mais marcante e importante da Amazônia, econômica, social e intelectualmente. Além de ser o centro imemorial da comercialização da amêndoa famosa e riquíssima em nutrientes, está 
cientificamente provado que essa espécie vegetal é oriunda UNICAMENTE do nordeste do Pará. Ao se darem ao trabalho de pesquisar nas páginas da National  Geographic na Internet, descobririam o resultado de pesquisas científicas sobre a castanheira, ali publicado, cujas principais constatações passo a transcrever,  " ad litteram ":
" ... No entanto, resistem no presente amazônico outras evidências, às vezes tão antigas quanto os próprios sítios, que também podem nos revelar dados sobre o passado. Um exemplo: as matas de castanhais abundantes. Quem já andou em um castanhal sabe que esta é uma jornada quase mística: as árvores são imensas e ultrapassam a altura média da copa da floresta; pilhas da casca da 
fruta da castanha (os ouriços) espalham-se pelo chão e animais como as cutias podem ser vistos correndo de um lado para outro. Uma castanheira demora décadas para crescer e começar a frutificar. Muitos castanhais têm centenas de anos de idade. Sabemos hoje que A DISPERSÃO DESSAS ÁRVORES OCORREU A PARTIR DE UM CENTRO ORIGINAL NO LESTE DO PARÁ. 
Sabemos ainda que existem na natureza apenas dois animais que conseguem quebrar a casca do ouriço e dispersar sua castanha: a cutia e o Homo Sapiens. 
Assim, é certo que a dispersão dos castanhais se deu por meio da atividade humana. Ao mesmo tempo, a baixíssima variabilidade genética entre castanhais localizados em pontos distintos da Amazônia como se os espécimes tivessem sido clonados, sugere que o processo da dispersão foi recente e começou 2 mil anos atrás, em sincronia com o processo de florescimento 
cultural, indicado nos sítios. Ou seja, castanhais não são apenas produtos da natureza mas também resultado concreto da presença humana ancestral na Amazônia ". Tudo isto nos leva a concluir que os castanhais existentes em outros locais da Amazônia (Acre, Amazonas, etc.), foram plantados pelos povos pre-colombianos que se deslocavam ativamente pela região.
 Portanto, fiquem os paraenses tranquilos: imbecis não podem mudar os fatos!!!

Cervejas com sabores na Estação das Docas em Belém





Outra " barrigada " foi dada pela repetidora da Globo aqui em Salvador: publicaram uma chamada para determinado programa ( não me lembro qual ,) que anunciava o convite para o telespectador conhecer e provar a " novidade " que era  uma " cerveja com sabor de banana " kkkkkkkk
... Ora, há mais de dez 
anos na Estação das Docas, em Belém, já são fabricadas - na frente dos fregueses, para quem quiser ver - cervejas com sabor de bacuri, cupuaçu e outras frutas regionais.







Como bem disse o poeta Rodrigues Pinagé:
"Privilégio da gleba agressiva e frondosa que se espelha no lago adormido e sem ondas..."

Vale aqui o adágio: " Os cães ladram e a caravana segue "....

Um ótimo final de semana a todos.

Abraço,


Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

4 comentários:

Ultra Sandrinha disse...

Pois é More, eu que sou uma quase PARAENSE mesmo que por osmose, tenho pleno conhecimento dessa causa. Já experimentei as deliciosas cervejas com sabores das frutas regionais da amazônia, especificamente do PARÁ, no bem bom do cais das Docas curtindo o visual da linda GUAJARÁ.
Povo desavisado e sem noção...
Ignorância mesmo viu?

Unknown disse...

Olá, Clóvis, Ficas sabendo que a Globo expressa o desejo da comunidade científica amazonense que não admite a designação Castanha-do-Pará. Aliás, não imaginas o quanto os paraenses incomodam os amazonenses, em particular os de Manaus, muito embora não tenhamos esse mesmo sentimento para com nossos irmãos amazônidas.
Gostaria de reproduzir esse texto no site "Espoca Bode" e para tanto peço tua autorização.
Abraços,
João Guerreiro

Unknown disse...

Olá, Clóvis, Ficas sabendo que a Globo expressa o desejo da comunidade científica amazonense que não admite a designação Castanha-do-Pará. Aliás, não imaginas o quanto os paraenses incomodam os amazonenses, em particular os de Manaus, muito embora não tenhamos esse mesmo sentimento para com nossos irmãos amazônidas.
Gostaria de reproduzir esse texto no site "Espoca Bode" e para tanto peço tua autorização.
Abraços,
João Guerreiro

Clóvis de Guarajuba disse...

João, novamente vem à baila essa lenga-lenga, desta vez por um acreano. Acho oportuno que transcrevas o que quizeres no nosso : Espoca Bode .Grande abraço.