sexta-feira, 8 de agosto de 2025

ALIMENTE-SE BEM.....dicas

.
.

1 - Divida a alimentação em 3 refeições principais e 3 lanches intermediários. Isso evita que você fique " beliscando " entre as refeições, já que irá consumir pequenos lanches. Alem disso, haverá um aumento do trabalho intestinal proporcionando um
estímulo constante do trato digestivo e aumentando o gasto de energia para o metabolismo dos alimentos.
.
2 - Acostume-se a mastigar no mínimo 30 vezes cada garfada. Isto proporcionará uma melhor digestão, melhor aproveitamento dos nutrientes, maior gasto de energia e menor ingestão alimentar, pois comendo devagar, uma menor quantidade de alimentos será suficiente para lhe proporcionar saciedade.
.
3 - Beba muito líquido ( principalmente água ), para a manutenção das funções orgânicas normais, sempre no intervalo das refeições.
.
4 - Diminua drásticamente o açúcar ( principalmente os mais brancos ). É muito calórico e não traz nenhum beneficio à saúde. Acostume-se a comer frutas e usar outro tipo de adoçante.
.
5 - As fibras devem fazer parte da ingestão diária para assegurar um bom desempenho intestinal e para auxiliar na prevenção e tratamento de doenças como o aumento do colesterol ruim e o  câncer de cólon. Lembre-se que alimentos ricos em fibras reduzem a sensação de fome.
.
6 - Exercício físico, quando praticado de forma correta, acelera a queima da gordura armazenada, auxiliando na redução do peso.
.
7 - Faça as refeições em lugar tranquilo e sem pressa. Nunca coma andando, vendo TV ou discutindo. O ambiente deve ser calmo para que as frustrações não sejam descarregadas no ato de comer. Com pressa, o individuo come exageradamente sem perceber, pois demora mais a sentir saciedade.
.
8 - Não durma logo apos as refeições e não coma alimentos 
" pesados " à noite, pois nesse período a digestão é mais lenta e difícil.
.
BOM APETITE!!!
.
.
Grande abraço, bom final de semana.
.
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

COISAS SIMPLES - explicações...

.
.


- O QUE É O SOLUÇO?
.
É a contração involuntária do músculo diafragma, responsável pela respiração.
Geralmente é causado por uma irritação no nervo frênico que é indutor do funcionamento do diafragma. Essa irritação, geralmente é causada pelo aumento do volume estomacal. E a história de que um susto faz passar o soluço, não é mito.
A adrenalina liberada ativa o nervo frênico. A água gelada pode provocar o mesmo efeito.
.
- POR QUE O ARROTO?
.
Também chamado eructação, o arroto é causado pela aerofagia 
( engolir vento ).
Falar ou comer muito rápido, ingerir refrigerantes e outros produtos gasosos, podem ser outras causas. A cura não é considerada muito educada: basta arrotar!
.
- POR QUE O "CHOQUE" AO BATERMOS O COTOVELO?
.
Tal reação é causada pela compressão de um nervo chamado ulnar. É que ele fica muito exposto no cotovelo, estando suscetível a ser atingido por um gesto  involuntário que nos faça bater essa região do braço em algo sólido. Este nervo está ligado aos dedos mínimo e anular, dai a sensação de choque que se irradia do cotovelo até esses dois dedos.
.
- POR QUE O "FORMIGAMENTO" NO PÉ?
.
Isso acontece quando se comprime alguma artéria, interrompendo o fluxo sanguíneo (ao cruzar a perna, por exemplo ). Impulsos nervosos são também interrompidos. Ao restabelecer o fluxo sanguíneo, acontece uma espécie de " curto circuito " nos impulsos elétricos dos nervos, dando a sensação de " formigamento ".
Há uma doença conhecida como " paralisia dos amantes " que é causada quando, dormindo juntos, um dos dois deita, durante o sono, sobre o braço do outro. Se o fluxo sanguíneo ficar interrompido por horas a fio, pode comprometer por meses
e até para sempre o músculo do braço. As vezes a fisioterapia resolve.

Espero que tenham aproveitado e desejo a todos um final de semana de paz.



Grande abraço,
.
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe